Filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira é premiado nos Estados Unidos

Filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira é premiado nos Estados Unidos

“A Primeira Morte de Joana” conquistou o Global Vision Award no Festival Cinequest, no Festival Cinequest

Arte & Agenda

Lançado em janeiro, no 51º Festival Internacional da Índia, “A Primeira Morte de Joana” tem mais cinco festivais confirmados na sequência,

publicidade

“A Primeira Morte de Joana”, segundo longa-metragem da premiada cineasta gaúcha Cristiane Oliveira, conquistou o Global Vision Award no Festival Cinequest, nos EUA, anunciado no sábado, dia 17. Logo na primeira participação em uma mostra competitiva, ao lado de onze longas de diferentes continentes, o filme ganhou o grande prêmio da seção Global Landscapes do festival californiano, em sua 29ª edição.

Lançado em janeiro, no 51º Festival Internacional da Índia, “A Primeira Morte de Joana” tem mais cinco festivais confirmados na sequência, sendo dois já anunciados: o 22º Festival Internacional Junior de Estocolmo (Suécia) e o 23º OUTshine LGBTQ+ Film Festival (também nos EUA, em Miami).

Já “Mulher do Pai”, o primeiro longa da diretora, tem lançamento confirmado para o próximo domingo, 25 de abril, no MUBI, uma plataforma de filmes que mistura obras clássicas e produções independentes.

Sinopse de "A Primeira Morte de Joana"

Joana, 13 anos, quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém. Ao encarar os valores da comunidade em que vive no sul do Brasil, percebe que todas as mulheres da sua família guardam segredos, o que traz à tona algo escondido nela mesma.

A produção

Ainda na fase de projeto, "A Primeira Morte de Joana" foi selecionado para participar do Co-Production Market 2018, disputado espaço de mercado do Festival de Berlim. Nessa ocasião, a francesa Epicentre Films entrou como produtora associada.

O projeto venceu também a 1ª edição do Fundo AVON de Mulheres no Audiovisual, dedicado ao financiamento de filmes dirigidos por mulheres. O longa-metragem foi produzido ainda com recursos do edital para filmes autorais do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O roteiro e a direção são de Cristiane Oliveira. A produção de Aletéia Selonk e Cristiane. No elenco estão: Letícia Kacperski, Isabela Bressane, Joana Vieira, Lisa Gertum Becker, Rosa Camps Velho, Pedro Nambuco, Graciela Caputtie e Emílio Speck.

Teaser: https://youtu.be/V2JpSXli0UY

 

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895