Arte & Agenda

Filme de Anna Muylaert vence no CinePE

“A Melhor Mãe do Mundo”, da diretora brasileira, levou prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial

Equipes vencedoras subiram ao palco do Cinema do Teatro do Parque na noite deste domingo
Equipes vencedoras subiram ao palco do Cinema do Teatro do Parque na noite deste domingo Foto : Felipe Souto Maior/ Divulgação / CinePE

Na noite deste domingo foram entregues os troféus Calungas aos premiados da 29ª edição do Cine PE, iniciada no último dia 9 na capital pernambucana. O palco foi o Cinema do Teatro do Parque, onde foi consagrado o longa “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, como Melhor Filme pelo Júri Oficial. Já o público escolheu “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, de Bruno Costa, como seu longa favorito.

O Júri Oficial da Mostra de Longas-Metragens foi composto por Daniel Bandeira, David Schurmann, Helga Nemetik, Rosemberg Cariry e Vânia Lima.

Na Mostra Competitiva de Curtas Pernambucanos, o destaque foi “Esconde-esconde”, de Vitória Vasconcellos, que levou três Calungas de Prata: Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Fotografia. Já na Mostra Nacional, o grande vencedor foi o curta de animação “Kabuki”, de Tiago Minamisawa, premiado em quatro categorias: Melhor Filme, Direção, Direção de Arte e Trilha Sonora.

O Júri Popular consagrou como Melhor Curta Pernambucano “O Carnaval é de Pelé”, de Lucas Santos e Daniele Leite, e como Melhor Curta Nacional “Depois do Fim”, de Pedro Maciel.

O júri das mostras de curtas foi formado por Elias Oliveira, José Araripe Jr., Marcos Pierry, Renata Boldrini e Viviane Pistache.

A crítica especializada também premiou suas escolhas. O Júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), composto por Neusa Barbosa, Roger Lerina e Laura Machado, concedeu o prêmio de Melhor Longa para “Senhoritas”, de Mykaella Plotkin, e o de Melhor Curta Nacional para “Casulo”, de Aline Flores.

O júri oficial de Curtas Pernambucanos concedeu uma menção honrosa para o filme “Lança-Foguete”, de William Oliveira, pela iniciativa de buscar uma representação diferenciada e criativa da comunidade trans por meio do exercício da ficção científica.

O júri oficial de Curtas Metragens Nacionais decidiu conceder uma menção honrosa para a atriz Divina Valéria, pela ousadia e brilhantismo na sua interpretação no filme "Cavalo Marinho", do diretor Léo Tabosa, de Pernambuco.

O evento deste ano também homenageou dois atores do universo audiovisual brasileiro. Júlio Andrade e Leandra Leal subiram ao palco do Cine PE para receber a homenagem por suas carreiras.
LISTA COMPLETA DOS VENCEDORES

LONGAS-METRAGENS – JÚRI OFICIAL
Melhor Filme: “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert (SP)

Melhor Direção: Mykaella Plotkin – “Senhoritas” (PE)
Melhor Roteiro: Anna Muylaert – “A Melhor Mãe do Mundo” (SP)
Melhor Fotografia: Cris Lyra – “Senhoritas” (PE)
Melhor Montagem: Fernando Stutz – “A Melhor Mãe do Mundo” (SP)
Melhor Edição de Som: Rosana Stefanoni – “Itatira” (SP)
Melhor Direção de Arte: Ana Mara Abreu – “Senhoritas” (PE)
Melhor Trilha Sonora: Diogo Felipe – “O Ano em que o Frevo Não Foi para Rua” (SP)
Melhor Ator Coadjuvante: Genézio Barros – “Senhoritas” (PE)
Melhor Atriz Coadjuvante: Rejane Farias – “A Melhor Mãe do Mundo” (SP)
Melhor Ator: Octávio Camargo – “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte” (PR)
Melhor Atriz: Shirley Cruz – “A Melhor Mãe do Mundo” (SP)

CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS – JÚRI OFICIAL
Melhor Filme: “Esconde-esconde”, de Vitória Vasconcellos
Melhor Direção: Vitória Vasconcellos – “Esconde-esconde”
Melhor Roteiro: Xulia Doxagui – “Babalu é Carne Forte”
Melhor Fotografia: João Rubio Rubinato – “Esconde-esconde”
Melhor Montagem: Priscila Nascimento – “Sonho em Ruínas”
Melhor Edição de Som: Priscila Nascimento – “Sonho em Ruínas”
Melhor Direção de Arte: Alex Ferreira – “Babalu é Carne Forte”
Melhor Trilha Sonora: Grupo Boi Tira-Teima – “O Carnaval é de Pelé”
Melhor Ator: Asaías Rodrigues – “Sertão 2138”
Melhor Atriz: Clau Barros – “Sertão 2138”

CURTAS-METRAGENS NACIONAIS – JÚRI OFICIAL
Melhor Filme: “Kabuki”, de Tiago Minamisawa (SP)
Melhor Direção: Tiago Minamisawa – “Kabuki” (SP)
Melhor Roteiro: Aline Flores – “Casulo” (SP)
Melhor Fotografia: Elisa Ratts – “A Caverna” (PR)
Melhor Montagem: Marília Albuquerque – “Liberdade Sem Conduta” (RN)
Melhor Edição de Som: Augusto Krebs – “O Último Varredor” (MT)
Melhor Direção de Arte: Guilherme Petreca – “Kabuki” (SP)
Melhor Trilha Sonora: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer – “Kabuki” (SP)
Melhor Ator: Rafael Lozano – “Depois do Fim” (SP)
Melhor Atriz: Aline Flores – “Casulo” (SP)

PRÊMIOS ESPECIAIS
Melhor Curta Nacional segundo a Abraccine:
“Casulo”, de Aline Flores (SP)
Melhor Longa segundo a Abraccine:
“Senhoritas”, de Mykaella Plotkin (PE)
Melhor Curta Pernambucano – Júri Popular:
“O Carnaval é de Pelé”, de Lucas Santos e Daniele Leite
Melhor Curta Nacional – Júri Popular:
“Depois do Fim”, de Pedro Maciel (SP)
Melhor Longa – Júri Popular:
“Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, de Bruno Costa (PR)

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 22 de julho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio