Filme de Carla Camurati lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do juramento firmado

Filme de Carla Camurati lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do juramento firmado

“8 Presidentes 1 Juramento – A História de um Tempo Presente”é o primeiro documentário da diretora brasileira, que divulga trailer e cartaz 
 

Correio do Povo

Longa-metragem resulta de uma pesquisa minuciosa em arquivos nacionais e internacionais e apresenta um mosaico de imagens que ilustram as oscilações da vida pública no país.

publicidade

“8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente”, primeiro documentário da cineasta Carla Camurati, acompanha o compromisso declarado por todos os políticos que ocuparam o cargo mais importante do país nos últimos 35 anos e revive trajetória da democracia desde o movimento da Diretas Já até a posse de Jair Bolsonaro. Com estreia prevista para 18 de novembro nos cinemas, divulga cartaz e trailer no Youtube. 

Dona de uma filmografia responsável por trazer à tona as ambivalências do país — com destaque para “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” (1995), longa que marca a retomada do cinema nacional nos anos 1990 —, Carla Camurati dedicou mais de três anos à produção do novo longa. "Gostaria que o filme nos ajudasse a compreender que a história se constrói no presente, a partir da reflexão sobre o arco dramático da política brasileira nestes 35 anos", afirma a cineasta.   

“8 Presidentes 1 Juramento – A História de Um Tempo Presente” é resultado de uma pesquisa minuciosa em arquivos nacionais e internacionais e apresenta um mosaico de imagens que ilustram as oscilações da vida pública no país. O longa usa registros da imprensa, cinema, jornais e outras mídias, reconstruindo os principais dilemas nacionais, no período da redemocratização do país. Promessas, corrupção, traições, euforia e desilusão se misturam e têm consequências na realidade de cada brasileiro.   

Ao observar as reviravoltas da República a partir de 1985, o documentário examina sob que condições cada presidente seguiu o juramento oficial, presente no Artigo 78 do texto constitucional de 1988. Entre expectativas e frustrações, o filme lança um olhar sobre as atitudes presidenciais diante do compromisso firmado com o país. As imagens mostram como a história política do país impactou a sociedade brasileira e traz uma nova luz ao período de redemocratização do Brasil.  A produção e distribuição ficarão a cargo da Copacabana Filmes   


Sobre a diretora - Carla Camurati    

Atriz, diretora, roteirista, produtora e gestora cultural, Carla Camurati teve um papel decisivo para o audiovisual brasileiro com filmes icônicos em seu currículo, como "Carlota Joaquina, a Princesa do Brazil" (1995) e "Getúlio" (2014).  Foi articuladora da Academia Brasileira de Cinema e acumula experiências na gestão cultural, organização de eventos, direção teatral e de conteúdo, tendo sido presidente da Fundação Theatro Municipal por mais de 7 anos e diretora de Cultura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Desde 2003, dirige o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, maior evento de cinema para crianças no Brasil.  Em 2018, iniciou a produção do seu 5º longa-metragem como diretora, o documentário "8 Presidentes 1 Juramento - A História de um Tempo Presente", que revive a história política do poder executivo do Brasil entre 1984 e 2019 exclusivamente através de uso de imagens de arquivo, registrados por diversos veículos de comunicação.  


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895