Filme “Hamlet” chega às telas em Porto Alegre

Filme “Hamlet” chega às telas em Porto Alegre

Oitavo longa do premiado diretor gaúcho Zeca Brito terá pré-estreia a partir da próxima quinta-feira

Correio do Povo

Fredericco Restori e Jean-Claude Bernardet em "Hamlet"

publicidade

Oitavo longa de Zeca Brito, “Hamlet” chega à Capital no dia 29 de fevereiro, às 19h30min, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736). O filme fica em cartaz na Sala Eduardo Hirtz até a estreia comercial no dia 7 de março, quinta-feira.

Em meio ao caos político no Brasil de 2016, os estudantes secundaristas se unem aos movimentos sociais e tomam as ruas em protestos. Testemunhando um golpe de estado, o Jovem Hamlet (Fredericco Restori) tem de enfrentar seus maiores fantasmas, sua transformação em adulto e seu lugar na sociedade.

A produção gaúcha conquistou cinco Kikitos no último Festival de Cinema de Gramado, além do prêmio de melhor direção no Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires (FIDBA) e menção honrosa no festival português Cine Marginal.

"Vejo Hamlet como um ensaio poético/político do golpe de 2016, elaborado com distanciamento histórico, que busca refletir sobre o papel dos movimentos sociais e das lutas estudantis na construção da democracia", resume Zeca Brito, que também é roteirista e produtor deste que é seu oitavo longa.

O realizador combina os gêneros de ficção e documentário para retratar uma sociedade dividida entre a cartilha ditada pelas elites e a reflexão da própria ação dos movimentos sociais. "'Hamlet' é um filme híbrido, em que a realidade é interposta por improvisações. Os limites da direção se confundem na dramaturgia criada pelo ator frente ao real, um filme de cumplicidade em benefício da linguagem", conclui.

Segundo o cineasta, seu filme explora o dilema do existir como ser político em meio à desconstrução da democracia brasileira da segunda metade da década de 2010 até hoje. "A dúvida do protagonista fica entre assumir a ação, tomar as rédeas da vida e escrever o próprio destino ou entregar-se aos rumos da história", delimita Zeca.

Rodado em abril de 2016 em Porto Alegre, o longa traz em seu elenco o crítico a ator Jean-Claude Bernardet, Marcelo Restori e uma participação especial da ex-presidenta Dilma Rousseff. O diretor também assina produção (junto com Clarissa Virmond, Frederico Ruas e Tyrell Spencer) e roteiro (dividido com Ruas). A produção é da Anti Filmes, com coprodução da Galo de Briga Filmes.

Serviço:

Pré-estreia de 'Hamlet', em Porto Alegre (29 de fevereiro a 6 de março de 2024, às 19h30min)

Onde: Sala Eduardo Hirtz da Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736), Centro Histórico

Sessão Comentada: 29 de fevereiro (quinta), às 19h30min;

Estreia comercial: a partir de 7 de março;

Classificação indicativa: 12 anos.

Confira o trailer:


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895