Nesta segunda-feira, dia 20 de outubro, às 20h, o Cineclube Torres vai apresentar o filme jordaniano “Farha” da diretora Darin Sallam. O filme integra o ciclo de outubro sobre a Palestina na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (Cincinato Borges 420, em Torres), com entrada franca.
O filme, criado a partir das recordações familiares da diretora, de origem palestina, é ambientado em 1948, ano em que se deu a formação do Estado de Israel. Os sonhos da protagonista, uma jovem palestina, são repentinamente destruídos pela violência e abusos perpetuados no processo da fundação de Israel na região da Palestina.
Esse período histórico marca o que para os palestinos chamam de Nakba, termo árabe para catástrofe, época de mortes e deportações forçadas, quando mais de 750 mil palestinos tiveram que deixar as próprias casas e terras. O filme de 2021 circulou em vários festivais e foi indicado pela Jordânia para o Oscar, mas acabou não sendo selecionado. O nome da protagonista e do filme, “Farha”, que em árabe é “alegria” é fortemente simbólico. “Farha significa alegria. Palestina foi a alegria que foi roubada dos palestinos”, destacou à época, Darin Sallam.
O Cineclube Torres é formalizada e regularizado, não sendo só um cineclube, mas um Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, e Ponto de Memória pelo Instituto Brasileiro de Museus.