Arte & Agenda

Filme sobre ditadura de Pinochet conquista prêmio em Cannes

Dirigido pelo chileno Pablo Larraín, longa-metragem venceu troféu da mostra paralela

Diretor e elenco do filme chileno em Cannes
Diretor e elenco do filme chileno em Cannes Foto : Alberto Pizzoli / AFP / CP
O filme "Não", dirigido pelo chileno Pablo Larraín, que narra a história do plebiscito perdido em 1988 pelo ditador Augusto Pinochet, venceu o prêmio da Confederação Internacional de Cinemas de Arte na "Quinzena dos Realizadores", uma mostra paralela ao Festival de Cannes. Trata-se de uma espécie de ajuda de divulgação do longa-metragem.

Em "Não", o ator mexicano Gael García Bernal é o protagonista da trama. Ele interpreta um publicitário exilado que retorna ao Chile e trabalha em uma agência que faz a campanha pelo fim da ditadura de Pinochet. O filme de Larraín, que emocionou o público e foi muito aplaudido durante a exibição em Cannes em 18 de maio, é baseado em uma peça de teatro do escritor chileno Antonio Skármeta, chamada "O Plebiscito".

Pinochet, como mostra o filme, se viu obrigado, por causa da pressão internacional, a convocar um plebiscito nacional, em 5 de outubro de 1988, para decidir se ele continuaria no poder até 1997. O resultado foi de 44,01% para o "Sim" e 55,99% para o "Não".

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 5 de novembro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio