Arte & Agenda

Filme sobre greve de sexo encerra competição em Cannes

"A fonte das mulheres" é dirigido pelo cineasta francês nRadu Mihaileanu. Veja fotos

A mexicana Ximena Navarrete também compareceu à exibição
A mexicana Ximena Navarrete também compareceu à exibição Foto : Valery Hache / AFP / CP
O júri do 64º Festival de Cannes começou a deliberar neste sábado sobre os 20 filmes que disputam a Palma de Ouro. O último a ser exibido foi "La source des femmes" ("A fonte das mulheres"), do cineasta francês de origem romena Radu Mihaileanu, sobre a história de uma aldeia muçulmana no Marrocos onde as mulheres declaram greve de sexo para conseguir água. O longa-metragem recebeu aplausos da imprensa, mas também críticas de alguns especialistas que acharam a história "muito piegas".

Mihaileanu decidiu filmar "La source des femmes" – onde aborda a questão do machismo, do islamismo radical e das dificuldades da mulher para ter acesso à educação, sendo submetidas ao poder dos homens – após ler uma reportagem no jornal francês Libération.

"Pareceu-me uma história incrível sobre a falta d'água e sobre o que as mulheres estavam dispostas a fazer para consegui-la", disse o cineasta em uma coletiva de imprensa ao final da exibição do filme. "Quis contar essa história do nosso tempo, marcada pela mudança climática, as secas, a desertificação. É uma história específica de sucesso numa aldeia do norte da África", acrescentou.

Apesar de não falar o árabe, o cineasta se esforçou para que o filme fosse produzido nessa língua. "Estava (que o idioma era essencial) para ser autêntico. Passei muito tempo na aldeia de Warielt, numa região montanhosa a uma hora de viagem de Marrakesch. Eu queria mostrar a vida na aldeia, o cotidiano dessas mulheres cheias de luz", explicou.


Cineasta posa com as atrizes Leila Bekhti, Hafsia Herzi, Sabrina Ouazani e Hiam Abbas | Crédito: François Guillot / AFP

Questionado acerca das revoluções que recentemente agitaram esta região do mundo, Mihaileanu salientou que vê as mulheres como "geradoras da mudança, da abertura democrática e das conquistas na educação". "Acredito que muitas mulheres participaram da revolução nas ruas da Tunísia. Elas estão se movendo em busca da direção certa", considerou o cineasta, que em seu filme apresenta uma versão do Islamismo sem radicalismos. "Há um Islã cheio de luz", ressaltou.

Os membros do júri oficial, presidido pelo ator Robert de Niro, serão levados para uma mansão e lá ficarão até decidir sobre a Palma de Ouro, o Grande Prêmio, o Prêmio do Júri, as melhores interpretações masculina e feminina, o melhor roteiro e melhor diretor. Será também decidido quem levará a Câmera de Ouro, prêmio dado ao melhor curta-metragem. Isso sem falar em outros eventuais prêmios excepcionais, que poderão ser concedidos por Robert de Niro.

Bookmark and Share

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 22 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio