Filmes de Carlos Gerbase e Laís Bodanzky em exibição e debates no FestPunta

Filmes de Carlos Gerbase e Laís Bodanzky em exibição e debates no FestPunta

"Bio" e "Como Nossos Pais" movimentaram a programação nos últimos dias

Marcos Santuario

Luciana Tomasi e Carlos Gerbase no FestPunta

publicidade

Dois dos filmes que movimentaram a 21ª edição do Festival Internacional de Cinema de Punta del Este nos últimos dias foram os brasileiros “Bio”, de Carlos Gerbase e “Como Nossos País”, de Laís Bodansky. Acompanhada pelo seu diretor e pela produtora, Luciana Tomasi, a exibição de “Bio” lotou a sala de cinema do Cantegril Country Club, e recebeu aplausos reveladores da plateia.

A imprensa internacional presente no FestPunta questionou o diretor e a produtora sobre escolhas e possibilidades narrativas e estéticas do filme, elogiando o que viram na tela. Exibido fora de competição, “Bio” revelou-se ótimo elemento de debate e provocações cinematográficas. Satisfeitos com o resultado da participação no Festival, Gerbase e Luciana estiveram abertos ao debate e aos encontros promovidos pelo evento com realizadores, artistas e imprensa.

Já “Como Nossos Pais”, exibido na noite de quinta-feira, apresentou uma das narrativas mais elogiadas do cinema brasileiro recente. Com a presença da atriz Maria Ribeiro, que protagoniza o filme de Laís Bodanzky, a obra produziu um diálogo com várias das produções que formam a grade de programação do FestPunta. A naturalidade da produção e a temática universal revelam a possibilidade deste diálogo cinematográfico.

Feliz com a participação de “Como Nossos Pais” no FestPunta, Maria Ribeiro festejou a reação demonstrada na sala de cinema em diálogos com o público que acompanhou a exibição da obra. Pela primeira vez no Uruguai, sua estada em Punta del Este proporcionou, também, um encontro com a imprensa local e internacional que pode acompanhar a exibição do filme que foi premiado no Festival de Cinema Brasileiro de Paris e aplaudido e elogiado em sua edição no Festival de Berlim, além de ter sido exibido pela primeira vez no Brasil na 45ª edição do Festival de Cinema de Gramado, de onde saiu com seis Kikitos, incluindo o de Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Atriz. Maria enfatizou a relação intensa com a diretora Laís Bodansky e o talento e a generosidade da colega atriz Clarisse Abujamra.

O FestPunta segue até este domingo movimentando o universo do cinema na charmosa Punta del Este.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895