Filmes de diretoras ganham mostra a partir desta segunda na Ufrgs
Programação na Sala Redenção homenageia Mês da Mulheres e o Dia Internacional da Francofonia
publicidade
Dando continuidade às homenagens ao mês da mulher, a Sala Redenção - Cinema Universitário da Ufrgs apresenta a mostra “Francofonia: Diretoras em foco”. A programação também comemora o Dia Internacional da Francofonia (20 de março), que busca celebrar a língua francesa e sua pluralidade.
Em cartaz de hoje, dia 11, ao dia 22 de março, a mostra exibe quatro longas-metragens de diretoras contemporâneas, produzidos em países francófonos.
Na abertura da mostra, nesta segunda-feira, às 16h, “Annie Colère” apresenta uma protagonista que participa do movimento pelo direito ao aborto, na França militante dos anos 1970. Outro filme integrante da seleção é “Libre Garance!”, que narra uma história familiar da década de 1980, pela perspectiva da protagonista de 11 anos. “Falcon Lake”, coprodução entre Canadá e França, apresenta dois jovens construindo uma ligação ao longo de um verão. Por fim, a sessão de encerramento apresenta “La Ligne”, produção da Bélgica, França e Suíça, que retrata a tentativa de recuperar uma relação entre mãe e filha.
“Francofonia: Diretoras em Foco” é uma realização da Sala Redenção, em parceria com a Aliança Francesa de Porto Alegre, a Embaixada da França no Brasil, o Institut Français, a Cinemateca da Embaixada da França, o Consulado da Bélgica, a Embaixada de Luxemburgo em Brasília e o Consulado da Suíça.
As sessões têm entrada franca e são abertas à comunidade em geral. O cinema da Ufrgs está localizado no Campus Central da universidade, com acesso mais próximo pela rua Eng. Luiz Englert, 333. Além da mostra de cinema, outras atividades também celebram a francofonia ao longo do mês de março. Em Porto Alegre, a Aliança Francesa apresentará uma programação que inclui shows e debates.