No último final de semana, o icônico Argentino Hotel, em Piriápolis (Maldonado, Uruguai), foi palco da 22ª edição do Festival Internacional Piriápolis de Película. Com uma programação repleta de pré-estreias, debates e exibições abertas ao público, o evento consolidou mais uma vez seu papel de destaque na cena audiovisual ibero-americana.
A Competição Ibero-Americana de Curtas-Metragens foi o eixo central desta edição, com 21 filmes selecionados, e conto com a avaliação de um Júri Oficial e um Júri Estudantil. O grande vencedor foi a curta uruguaio “Volver a Brasil” (Uruguai, 2025 – Dir.: Carolina Mejía Balestié), levando os prêmios de Melhor Curta do Festival e Melhor Curta Uruguaio.
O júri destacou “a qualidade do desenvolvimento dramático e as grandes atuações que iluminam temas tão complexos e universais como o luto e as formas de amor e cuidado entre pais e filhos, utilizando recursos cinematográficos precisos e emocionantes”.
A️lém do grande vencedor, foram entregues menções especiais pelo Júri Oficial para “La noche del cazador” (Uruguai, 2025 – Dir.: Rodolfo Biquez), pela criação de linguagem e aeza sutil ao abordar um tema universal em diálogo entre o pictórico e o cinematográfico; “Compêndio” (Uruguai, 2024 – Dir.: Sol Fernández-Prada), pelas ilustrações ao retratar o universo liminar da adolescência e a construção da subjetividade; “Entre paredes y vínculos” (Uruguai, 2024 – Dir.: Aníbal Nario), pelo registro honesto e comprometido de um feito artístico de forte valor comunitário; e “Para siempre es ahora” (Argentina, 2024 – Dir.: Karina Grinstein), por narrar uma história de amor simples e tocante, que ultrapassa os clichês sobre beleza e juventude.
Já o Júri Estudantil (CURE, Maldonado) escolheu como Melhor Curta do Festival “Volver a Brasil”; Melhor Curta Uruguaio: “La falta” (Argentina / Uruguai, 2025 – Dir.: Carmela Sandberg), e decidiu menções especiais para “Bùsqueda incag#ble” (Uruguai, 2025 – Dir.: Ako Álvarez); “La inauguración” (Argentina/Uruguai, 2025 – Dir.: Marcelo Chiantore, Fabián Pandelo); e para “El trovador” (Espanha, 2024 – Dir.: José Manuel Herraiz).
Também foram realizadas homenagens emocionantes e encontros memoráveis durante o final de semana do evento. Três grandes nomes do cinema latino-americano foram homenageados nesta edição. Cecilia Rossetto, atriz e cantora argentina, apresentou o clássico “Esperando la carroza” (1985), comemorando seus 40 anos de lançamento. Em conversa com o jornalista Fernando Brenner na atividade intitulada “Sol de Primavera”, há memórias de sua trajetória na Argentina, no Uruguai e em Barcelona, incluindo sua participação no filme “Carlos Gesell, mi padre” (2023), de Marina Zeising.
César Troncoso, ator uruguaio de renome internacional, atualmente parte do elenco da série da Netflix “O Eternauta”, foi celebrado por sua carreira e participou da mesa redonda “A atualidade do cinema uruguaio”, ao lado de Virginia Hinze (presidente da Academia de Cinema do Uruguai) e Gisella Previtali (presidente da ACAU).
Luciano Cáceres, ator argentino, foi calorosamente recebido durante a exibição do filme espanhol “Adiós Madrid” (Dir.: Diego Corsini), do qual é protagonista.
Com mais de 70 filmes exibidos, o festival conta com 35 longas-metragens oriundos majoritariamente da Argentina e do Uruguai, além de produções do Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Equador e México, em uma mostra informativa não competitiva. A competição foi restrita às curtas ibero-americanas.
Entre os cineastas e profissionais presentes destacam-se: Alejandro Palmero, Verónica Perrotta, Miguel Presno, Federico Randazzo, Ariel Wolf, Ezequiel Tronconi, Alfredo Ghierra, Nicolás Quindt e muitos outros. Também marcaram a presença de produtores, curadores e distribuidores de destaque como Germán Tejeira e Gabriel Massa (Uruguai).
Além das sessões de cinema e dos debates, a programação incluía sessões especiais como a exibição de curtas infantis em Super 8, comandada por Emiliano Penelas, diretor de fotografia e colecionador, encantando o público com uma divertida “viagem no tempo” do cinema.
O festival contou com apoio institucional do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai (via ACAU), Ministério de Turismo, Ministério de Indústria e Energia, Intendência de Maldonado e Município de Piriápolis.
A produção foi coordenada pelo Argentino Hotel, com Alejandro Yamgotchian na direção artística e programação, Pilar Torrado na detalhamento e imprensa, e colaboração de uma equipe dedicada técnica e de comunicação.