Final de semana será do gênero fantástico na Feira do Livro

Final de semana será do gênero fantástico na Feira do Livro

"Tu Frankenstein 2" terá bate-papos, oficinas literárias, apresentações de contos e autógrafos

Correio do Povo

Argentino Gustavo Nielsen é uma das presenças no ´Tu Frankenstein 2´neste sábado na Feira

publicidade

Era o ano de 1817, em Genebra, na Suíça. Na casa de campo do inglês Lord Byron, após a leitura da coletânea alemã Phantasmagoriana em noite chuvosa, Byron propõe o concurso da escrita de um conto de terror para ser apresentado no dia seguinte. Mary Shelley foi uma das que aceitou o desafio e escreveu “Frankenstein”. Quase dois séculos depois, a Odisseia de Literatura Fantástica, o Fantaspoa e a Câmara Rio-grandense do Livro criam uma programação voltada ao suspense e à fantasia com o “Tu Frankenstein 2”, que terá bate-papos, oficinas literárias, apresentações de contos e autógrafos. O ponto alto será a recriação do desafio de Byron. Autores como Francisco Viegas (Portugal), Guadalupe Nettel (México), Alexis Aubenque (França), Sean Branney (EUA), Gustavo Nielsen e Frederico Andahazi (Argentina), além de Duda Falcão, João Pedro Fleck, Max Mallmann, Gustavo Czester e Cristopher Kastersmith, passam a madrugada deste sábado para domingo em residência literária na Biblioteca Pública Estadual para a criação de contos de mistério.

Um dos curadores, o argentino Gustavo Nielsen, explica como surgiu a ideia do “Tu Frankenstein 2”. “A ideia surgiu de um jantar amável oferecido pela Câmara do Livro aos escritores convidados da Feira em 2012. Tivemos ideias interessantes e prometemos a Jussara Rodrigues (coordenadora de programação) que a coisa não iria ficar por ali. Ele levou ao cabo com insistência e hoje eu me sinto um convidado a minha própria festa', afirma Nielsen.

O curador Duda Falcão, que lança “Mausoléu”, livro de contos fantásticos, por sua própria editora Argonautas, ressalta que o “Tu Frankenstein 2” terá mesa de abertura às 14h deste sábado, com a participação dele, João Pedro Fleck e Gustavo Nielsen seguido de debate às 15h sobre editoras fantásticas e novos editores. Às 17h, a mesa é “Os Caminhos do Crime”, com Francisco José Viegas, Alexis Aubenque e Guadalupe Nettel. Todas as atividades são no auditório Barbosa Lessa do Centro CEEE Erico Verissimo. A criação de contos de mistério resultará em livro publicado pela Dublinense e editora argentina.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895