Francisco, El Hombre apresenta turnê “Hasta el Final” em Porto Alegre
Quinteto mexicano-brasileiro sobe ao palco do Opinião nesta sexta-feira, dia 8, para sua “siesta criativa” antes de hiato
publicidade
Não é um adeus, mas um até logo. Após comemorar uma década de história com o projeto “10 AÑOS” (2023), a banda mexicana-brasileiro Francisco, El Hombre está em processo de hiato. O quinteto sobe ao palco do Opinião nesta sexta-feira, 8, à meia-noite, para a turnê “Hasta el Final”, baseada no disco homônimo que chegou às plataformas de streaming em maio. Os ingressos estão disponíveis na Sympla.
A banda deixou claro que não houve brigas e desentendimentos que motivaram a separação. Muito pelo contrário, foi uma decisão amadurecida em conjunto e de forma saudável durante muito tempo. "Não é comum que as pessoas pausem algo que tá funcionando, né?", reflete a baixista Helena Papini em entrevista por videochamada. “Não é uma decisão impulsionada por algum atrito, e sim uma decisão tomada em conjunto mesmo, depois de muita conversa, muito bate-papo, depois de muito saber como cada pessoa se sente com relação a isso”.
“Acho que se a gente pudesse fazer isso em algum momento, não teria momento melhor do que esse que a gente tá agora", reflete Helena. Segundo a vocal e percussionista Ju Strassacapa, a decisão partiu de uma vontade conjunta de fazer outras coisas."A gente tá há muito tempo fazendo isso e, por mais que a gente se ame e que funcione, tem muitas coisas que a gente gostaria de viver individualmente".
De acordo com a banda, a “siesta criativa”, como nomearam a despedida, em Porto Alegre sempre esteve no radar desde o começo da construção da turnê. O show precisou ser adiado mais de uma vez por conta da catástrofe climática que assolou o estado em maio. "Tem vários lugares que a gente não pode deixar de passar, e Porto Alegre com certeza está na rota. Vai ser muito lindo poder viver esse momento, poder celebrar, ter toda uma recapitulação e flashbacks. Tem uma relação de muito afeto e costura desde o começo", declara Ju.
Helena deixa claro que é apenas um hiato, e que a banda não acabou para sempre. “A gente não propôs um final definitivo, em que cada pessoa vai para um lado e a gente nunca mais se ver, né? Então isso também faz parte da decisão”.
Na Capital, a banda promete um show longo e muito emocionante. "Não são todos os shows que a gente consegue tocar todo o tempo que a gente gostaria. Tem algumas cidades que a gente precisa fazer um formato mais reduzido e Porto Alegre não é uma dessas. Estamos preparando para que tudo seja muito especial nesse lugar que é tão importante para a história da banda", diz Helena.
*Sob supervisão de Luiz Gonzaga Lopes