Nesta quarta-feira, dia 11, às 19h, inauguram três exposições na Galeria Ecarta. A atividade inicia com um diálogo às 17h, com a participação dos artistas conversando sobre seus processos criativos, seguido de um coquetel de abertura.
Artista+Artista
O projeto reúne, em sua terceira exposição, dois nomes das artes visuais no Rio Grande do Sul: Arlete Santarosa e Beatriz Balen Susin. Uma coleção com mais de 70 obras, sendo 27 xilogravuras, 33 desenhos e 11 pinturas explorando os caminhos dessas técnicas.
Santarosa expõe sua série de xilogravuras de Porto Alegre, com tradicionais logradouros, edificações históricas e parques, além de novas paisagens, em que destaca a vegetação urbana que já anuncia a primavera e começa a colorir a cidade. “Meu olhar percorre as ruas da cidade desvendando encantos no monótono e árido visual urbano”, diz Arlete Santarosa.
Susin, por sua vez, faz uma série de retratos, ao estilo 3x4, desenhando as faces anônimas dos transeuntes que povoam os lugares do cotidiano, associadas a frases extraídas das anotações em seus cadernos de estudos da arte.
Encontro às cegas
O artista visual Luka Vargas mostra sua criação em “Encontro às cegas” no Projeto Potência. A mostra apresenta objetos, instalações e esculturas com texto de apresentação dos artistas visuais, pesquisadores e professores da UFPel, Martha Gofre e Ricardo Ayres.
Onde andam os sonhos?
Pintora, desenhista e professora, Beatriz Balen Susin, também segue em cartaz no projeto Artista Professor/Professor Artista com uma série de pinturas figurativas, com sua característica expressão artística da densidade humana, carregada de cores vibrantes, que representam personagens do Brique da Redenção.