Fundação Iberê Camargo tem seminário e programação musical neste sábado

Fundação Iberê Camargo tem seminário e programação musical neste sábado

Terceira edição do projeto Sábados no Iberê recebe palestra com Moysés Pinto Neto

Correio do Povo

Programação gratuita se desdobra da exposição "Depois do fim"

publicidade

A Fundação Iberê Camargo (Av. Padre Cacique, 2000) apresenta neste final de semana a terceira edição dos Sábados no Iberê, projeto inspirado nos encontros que o artista promovia em sua própria casa aos finais de semana. A programação gratuita se desdobra da exposição "Depois do fim", em que o curador Bernardo de Souza parte da ideia de fim do mundo para conceber a FIC como cápsula do tempo que abriga elementos da memória afetiva do homem. A visitação ocorre das 13h às 18h.

Neste sábado, o terceiro seminário "A Forma das Coisas Por Vir" recebe o Doutor em Filosofia Moysés Pinto Neto, que abordará o tema "Plasticidade: a dança das formas". A atividade ocorre a partir das 14h e as inscrições ainda podem ser feitas pelo e-mail cultural@iberecamargo.org.br. Para as próximas edições do projeto, já estão confirmados: Thaís Russomano, Edson Souza e Peter Pál Pelbart.

A palestra de Moysés Pinto Neto vai trabalhar a desconstrução da ideia clássica da forma no contexto filosófico enquanto efeito do logocentrismo e metafísica da presença a partir do pensamento de Jacques Derrida. A partir disso, passa-se em sequência para o esquema-motor da plasticidade (criativa, receptiva e explosiva) de Catherine Malabou, que envolve um repensar da forma no espaço pós-desconstrutivo abrindo novas possibilidades para se pensar organização, metamorfose e movimento. O seminário busca ainda especular sobre o conjunto de fatores que levou a sociedade atual a uma crise de futuro e traz algumas questões: Como a arte e a filosofia respondem a este cenário? Em que medida a filosofia, a arte, a política, a ciência e a ficção científica desempenham a tarefa de prospectar/imaginar novos futuros para o planeta e a humanidade?

Após o seminário, às 16h, tem início a Vésper, uma programação musical com curadoria de Leo Felipe, onde músicos, DJ’s e performers realizam apresentações durante o pôr do sol da Fundação Iberê Camargo. Música eletrônica, popular, experimental e erudita integram a agenda. No entorno do espaço, haverá food trucks oferecendo comidas e bebidas. Neste sábado, o som fica por conta de Nalu & Posada (DJ set).

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895