Fundação Iberê Camargo vai realizar curso sobre a série "Black Mirror"

Fundação Iberê Camargo vai realizar curso sobre a série "Black Mirror"

Serão dois encontros para debater os dilemas da política na contemporaneidade a partir da antologia britânica

Correio do Povo

Ao todo, serão analisado quatro episódios do seriado

publicidade

A antologia britânica "Black Mirror", centrada em temas obscuros e satíricos que examinam a sociedade moderna, será tema de curso na Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre. Será dois encontros, nos dias 26 de agosto e 2 de setembro, a instituição realizará "Espelho Obscuro: uma interpretação filosófica da série Black Mirror", com o professor e escritor Moysés Pinto Neto. O investimento é de R$ 125 e as inscrições devem ser realizadas pelo email cultural@iberecamargo.org.br.

O curso será dividido em dois eixos hermenêuticos que são reunidos em dois pares de episódios. O primeiro trata da relação entre corpo, trabalho e performance a partir do eixo da biopolítica na contemporaneidade, debatendo os episódios "Fifteen million merits" e "Nosedive", o segundo da primeira temporada e o primeiro da terceira, respectivamente. No segundo eixo, aparecerão os dilemas da política na contemporaneidade, com a crítica da representação, a ascensão dos populismos, a integração com as redes digitais e a crise da democracia. Os episódios discutidos serão "The National Anthem", o primeiro da série, e "The Waldo Moment", o terceiro do segundo ano.

Recortando aleatória e transversalmente a série, o curso busca pensar o contemporâneo à luz da ficção científica enquanto antropologia especulativa, redefindo a autoimagem do humano, dos objetos e dos campos simbólicos que permeia a existência cotidiana. Moysés Pinto Neto é Doutor em Filosofia pela PUCRS, com estágio-sanduíche no Centre for Research in Modern European Philosophy, em Londres. Especialista em Jacques Derrida, atualmente circula por temas da filosofia como metafísica, perspectivismo ameríndio, Antropoceno, aceleracionismo, desconstrução e plasticidade.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895