Fundação Vera Chaves Barcellos destaca características da Pop Art em nova exposição

Fundação Vera Chaves Barcellos destaca características da Pop Art em nova exposição

Intitulada “Sem Metáfora”, a mostra coletiva será inaugurada neste sábado, 13 de abril

Correio do Povo

Detalhe da obra 'Diga Conosco Burocracia', de Ana Bella Geiger, que integra a exposição

publicidade

A Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) apresenta a exposição coletiva “Sem Metáfora”, com inauguração marcada para o dia 13 de abril, sábado, das 11h às 17h, na Sala dos Pomares, em Viamão/RS. Durante a abertura, também ocorrerá o lançamento do Material Educativo e do Catálogo da mostra, que ficará em cartaz até 10 de agosto. O evento é aberto ao público, com entrada franca.

A coletiva destaca produções com características da Pop Art, englobando cerca de 70 obras de 42 artistas nacionais e internacionais. A seleção abrange diversas linguagens, como videoarte, fotografia, colagem, assemblage, serigrafia, pintura, desenho, escultura, objeto, gravura, livro de artista, instalação, arte postal, entre outras.

Romanita Disconzi (1940) será homenageada na mostra com um dos espaços do mezanino da sala, por ser uma artista essencialmente pop na concepção de suas obras como pinturas, gravuras, desenhos e objetos.

Nas palavras de Vera Chaves Barcellos (1938), organizadora da exposição: “Partindo da ideia de ‘um certo espírito pop’, Sem Metáfora evoluiu para a escolha de uma série de obras que são uma deriva das diversas características do movimento da Pop Art em seu momento primeiro. Esta, que a nosso ver marca em grande número a produção das gerações futuras de artistas, tem como uma das principais características a ausência de metáfora, utilizando-se de uma representação direta do mundo concreto do tempo em que se vive. Os inúmeros e variados aspectos abordados pelos artistas desta mostra se caracterizam por uma forma de linguagem denotativa, pela predominância da objetividade e, consequentemente, de imediata apreensão por parte do espectador.”

Além das obras do Acervo Artístico da FVCB, Sem Metáfora conta com obras de coleções particulares de Romanita Disconzi, Renato Rosa e Instituto Dalacorte. A visitação poderá ser feita até 10 de agosto de 2024.

Para facilitar o deslocamento até a Sala dos Pomares (Rodovia Tapir Rocha, 8480 – parada 54, em Viamão), serão oferecidos dois horários de transporte gratuito de ida e volta (POA – Viamão – POA), por ocasião da abertura, dia 13 de abril, com saída às 10h30min e às 14h, em frente ao Theatro São Pedro, no Centro Histórico de Porto Alegre, mediante inscrição prévia (formulário disponível no site fvcb.com.br)

ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO

Ana Miguel, Anna Bella Geiger, Antonio Caro, Artur Lescher, Avatar Moraes, Carlos Asp, Carlos Pasquetti, Carmen Calvo, Cinthia Marcelle, Claudio Goulart, Denis Masi, E. F. Higgins III, Edgardo Vigo, Flavio Pons, Guglielmo Achille Cavellini, Hans-Peter Feldmann, Helena d’Ávila, Henrique Fuhro, Hudinilson Jr., Jesus Escobar, Joan Rabascall, Judith Lauand, Mara Alvares, Maria Lídia Magliani, Mário Röhnelt, Mary Dritschel, Milton Kurtz, Neide Sá, Nelson Wilbert, Patricio Farías, Pedro Escosteguy, Richard John, Rogério Nazari, Romanita Disconzi, Rubens Gerchman, Sandro Ka, Telmo Lanes, Téti Waldraff, Tony Camargo, Vera Chaves Barcellos, Victor Grippo, Wlademir Dias-Pino


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 30 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895