Galeria de arte a céu aberto na Capital

Galeria de arte a céu aberto na Capital

Mostra ‘Retratos’, de Gilberto Perin, inaugura nesta segunda-feira, na Galeria Escadaria, junto ao Viaduto Otávio Rocha

Mostra "Retratos", de Gilberto Perin, ocupa a escadaria do Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros

publicidade

Em um dos lugares mais conhecidos e icônicos de Porto Alegre, a partir desta segunda-feira, dia 1º, será aberto um espaço de arte permanente a céu aberto. A Galeria Escadaria, no Viaduto Otávio Rocha, na avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico de Porto Alegre. A mostra tem direção e curadoria do produtor cultural e fotógrafo Marcos Monteiro. A primeira exposição será “Retratos” do fotógrafo Gilberto Perin com a apresentação de 32 imagens em grande formato em 14 painéis de 2x1m. “São retratos que nos convidam a viajar nos sentimentos que podem despertar em nós o olhar de cada um dos fotografados. Para mim, essas imagens soam como um ato de libertação e resistência em uma época de convivência limitada e restrições causadas pela pandemia. Reencontrar no meu arquivo imagens de gente sem máscara foi um pequeno oásis nesses tempos difíceis”, revela Perin.

As fotografias são inéditas e foram feitas por Perin nos últimos dez anos. Ganham destaque na exposição imagens de escritores, atrizes, atores, artistas visuais, músicos, amigos e desconhecidos, jornalistas, modelos, cineastas, indígenas – gente daqui e de fora do país - e também um autorretrato de Gilberto Perin. À frente da Galeria Escadaria está o fotógrafo e produtor cultural Marcos Monteiro – reconhecido pelo trabalho no Chapéu Acústico, palco de talentos da cena musical do RS, e na Street Expo Photo, uma das maiores mostras fotográficas a céu aberto do país. Monteiro sentiu a necessidade de fazer o RS acompanhar as tendências de grandes cidades do mundo: “Com tantas mudanças ocorrendo em todos os cantos, é fundamental que a gente conduza a cena cultural gaúcha a este cenário de vanguarda e destaque. Neste sentido e em consonância com a responsabilidade social exigida durante a pandemia, nada melhor que a gente levar arte e cultura às ruas. Alimenta a alma e nos conforta diante de tempos tão desafiadores”, frisa Monteiro.
“Retratos” estará até 31 de março, na Escadaria Verão, junto ao Viaduto da Borges de Medeiros. O acesso é gratuito e a exposição pode ser visitada 24 horas por dia, em qualquer dia da semana. Não haverá abertura tradicional com a presença do fotógrafo e convidados em função da pandemia e bandeira preta no RS. 
Perin é formado em Comunicação Social pela PUCRS. Suas exposições individuais recentes foram no Margs (Porto Alegre), Museu do Futebol (SP), em Lisboa (Portugal) e Genebra (Suíça). Possui dois livros de fotografia: “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”. Tem obras em museus, entidades culturais e coleções particulares, no país e Exterior, além de fotos publicadas na imprensa brasileira e estrangeira, e imagens em capas de livros. Para idealizar a exposição, ele se inspirou na obra do filósofo e poeta francês Gaston Bachelard, em “O Direito de Sonhar”: "Somos seres profundos. Ocultamo-nos sob superfícies, sob aparências, sob máscaras, mas não somos ocultos apenas para os outros, somos ocultos para nós mesmos. (…) Muitas vezes acreditamos estar descrevendo apenas um mundo de imagens no exato momento em que descemos em nosso próprio mistério”; e na simplicidade da poesia de Alberto Caeiro (um dos heterônimos do poeta português Fernando Pessoa). 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895