Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe exposição “Energia de Alguns Femininos..."

Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe exposição “Energia de Alguns Femininos..."

Mostra em Caxias do Sul estará aberta para visitação até o dia 27 de abril

Correio do Povo

Obras do escultor Leo Mathias na exposição “Energia de Alguns Femininos…”

publicidade

A partir desta quinta-feira, 6, Galeria de Arte Gerd Bornheim (rua Dr. Montaury, 1333), da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul, abre para visitação a exposição “Energia de Alguns Femininos…”, do escultor Leo Mathias. A mostra estará aberta para visitação até o dia 27 de abril.

Leo Mathias é natural de Caxias do Sul, iniciou as suas atividades com a escultura ainda na infância, entre quatro e cinco anos. Mas, somente após os 15, começou a desenvolver plenamente a sua arte. Curioso e inquieto para compreender o mundo e como ele funciona, sempre gostou de criar, descobrindo através de experimentos como se comportam os materiais naturais e os mesclados.

Inspirado pela natureza, busca dar forma para as suas esculturas nos mais variados elementos, organizando as criações em coleções. Alguns exemplos são: “Tempo…”, “Germinações”, “Liberdade de Ser…”, “Cabeças”, “Torsos”, “Abstratos”, e “Donna”. Todas elas permeadas por uma quase infinita gama de sentimentos.

Participou de diversas exposições ao longo da sua trajetória, tanto em território nacional quanto no exterior. O processo do seu trabalho passa pelo método da materialização com as mãos, braços e corpo, para depois ir para a matéria. A técnica principal de realização das obras é o cinzelamento, mas também utiliza da modelagem, construção e fundição. Dá vida à arte no basalto, granito, mármore, metais, madeira e concreto celular. Ao buscar inspiração na natureza, formas orgânicas são as de sua preferência para criar peças abstratas ou figurativas. O corpo humano, especificamente o feminino, é o que mais lhe inspira.

Na exposição “Energia de Alguns Femininos...”, busca materializar os sentimentos que permeiam no orbe da coletividade. Foram estudadas as forças masculinas e femininas, porém somente estas últimas ganharam ênfase para compor as obras. Dentre os mais diversos sentimentos pesquisados, os que ganharam destaque para realização das esculturas foram a suavidade, a passividade, a entrega, a solidariedade, a empatia, o saber ouvir, a solitude, a calma, a pacificidade, o carinho e o amor-próprio.
 
Serviço
Exposição “Energia de alguns femininos”, de Leo Mathias 
Onde: Na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, localizada na Rua Dr. Montaury -1333 – Centro
Quando: Abertura 05 de abril, às 19h.
Visitação: de 06/04 a 27/04, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h.
Entrada franca


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895