Gelson Oliveira e Giovani Berti fazem show na Ecarta Musical

Gelson Oliveira e Giovani Berti fazem show na Ecarta Musical

Cantor e percussionista interpretarão um repertório repleto de samba, rock, rock, pop, MPB, músicas instrumental e erudita, no final de tarde deste sábado

Correio do Povo

Com mais de 40 anos de trajetórias individuais, músicos se apresentam neste sábado, às 18h, pelo Youtube da Fundação Ecarta

publicidade

Com mais de 40 anos de trajetórias, ligadas a grandes nomes da Música Popular Gaúcha e nacional, Gelson Oliveira e Giovani Berti são os convidados do projeto Ecarta Musical neste sábado, às 18h, pelo Youtube da Fundação Ecarta. No repertório, muito samba, rock, pop, MPB, música instrumental e erudita, em composições de Gelson, como “Salve-se Quem Souber”, “Noite Magia” e “Canção do Pescador”. 

Giovanni é referência na percussão por se inspirar em infindáveis vertentes e Gelson tem destaque com seu trabalho baseado no afro groove. O resultado não poderia ser melhor: a cadência precisa de Berti com a voz e o violão de Gelson, por vezes parecendo uma banda inteira. Os músicos têm marcado presença em shows no Uruguai, Argentina, Peru, França, Alemanha, Itália, Suíça e Áustria.

A dupla trabalhou Ambos com Geraldo Flach, Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro, Marcelo Delacroix, El Trio, Shana Muller, Gilberto Gil, Paulo Moura, Sivuca, Dominguinhos, assim como as orquestras da  Ulbra, Unisinos, Ospa e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro. Esteve recentemente em Liverpool,  onde apresentou nove vezes “Lareirau Canta Beatles”,  show com Marisa Rotenberg e Alex Alano, no Cavern Club, integrando o “Beatles Week”.   Os músicos têm presença em palcos de vários países, como Uruguai, Argentina, Peru, França, Alemanha, Itália, Suíça e Áustria.

Gelson Oliveira

Compositor porto-alegrense, começou sua carreira em 79, dividindo o palco com Nei Lisboa, no show “Lado a Lado”, no teatro do Clube de Cultura. De lá pra cá, se tornou um dos artistas mais prestigiados de sua geração, com uma trajetória repleta de momentos marcantes no Brasil e no exterior. Sua produção musical se encontra em álbuns solo ou em parcerias ou produções para  tevê, teatro, dança e no cinema.

Ganhou os prêmios: Açorianos de Música, Lupicinio Rodrigues, Sharp, Fiat de Música e Medalha de Porto Alegre. Apresentou-se no Uruguai, Argentina, França, Suíça, Áustria, Alemanha, Itália e Inglaterra. Gravou com Nelson Coelho de Castro, Antonio Villeroy, Bebeto Alves, Paulo Moura e Gilberto Gil. No momento está gravando um novo álbum, com lançamento previsto ainda para este ano.

Giovanni Berti

Percussionista há 42 anos, começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. participou dos regionais de chorinho “Vibrações” e Theatro São Pedro, acompanhando nomes do choro ao samba, como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca, Jamelão. Ivan Lins, Leila Pinheiro e Roberto Menescal. Integrante do Geraldo Flach Quarteto, também fez parte no quarteto do acordeonista Luís Carlos Borges, tendo oportunidade de tocar ao lado de Dominguinhos, Sivuca, Tarrago Ross, Raulito Barbosa entre outros.

Também tem feito trabalhos com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), Orquestra  de Câmara Theatro São Pedro (OCTHSP), Ulbra, Unisinos  e gravações de trilhas para teatro e audiovisuais. Ganhou o Prêmio de Melhor Instrumentista em vários festivais, entre eles Moenda da Canção (Santo Antônio da Patrulha) e Festival Canto da Lagoa 2006 (Encantado); Festival de Chorinho de Porto Alegre e foi indicado para o Prêmio Açorianos de Música como Melhor Instrumentista MPB em 1994, 1996, 1997e 2016.

Participou de festivais internacionais, como o Free Jazz Festival, -edição Porto Alegre; Festival Latino-Americano de Cosquín (Córdoba/Argentina);  Brahma Beer Festival (Sanary Sur Mer/França), Festival de La Tonada em Tunuyan (Mendoza/Argentina), XVII Festival de Jazz em Lima (Peru), Fórum Social Mundial em Porto Alegre, acompanhado vários artistas, como a cantora equatoriana Carmem Gonzales. Em Liverpool (Inglaterra), participou do festival Beatles Weekend 2018. 

Atuou como professor de percussão do projeto “Ouviravida” criado pela Ospa, voltado para crianças em vulnerabilidade em Gravataí. Seu registro na percussão este presente em mais de 700 CD1s, com destaque como no trabalho peculiar do saxofonista suíço Wege Wuethrich, numa formação para saxs e clarinete, violão de sete cordas e pandeiro, assim como no CD do grupo argentino La Chicana; 4 Vientos, no Uruguai, com Hugo Fatoruso e Gerardo Alonso. Atualmente acompanha músicos como Nei Lisboa, Nelson Coelho de Castro,  El Trio, com Leonardo e Claudio Sander; Shana Muller, Marcelo Delacroix, Gelson Oliveira  entre outros.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895