George R. R. Martin comenta os 20 anos de "As Crônicas de Gelo e Fogo"

George R. R. Martin comenta os 20 anos de "As Crônicas de Gelo e Fogo"

Em seu blog oficial, autor falou das mudanças desde o lançamento do primeiro livro

Correio do Povo

Escritor também falou do sucesso de "Game of Thrones"

publicidade

Autor de "As Crônicas de Gelo e Fogo", George R. R. Martin comentou nesta segunda-feira os 20 anos do lançamento do primeiro livro da série, "Guerra dos Tronos" - publicado originalmente em 1º de agosto de 1996 nos Estados Unidos. Em um post em seu blog oficial, o escritor falou sobre o crescimento da história e de seu legado.

O texto começa traçando um panorama sobre a época da estreia da primeira obra. "As críticas eram boas, e as vendas eram... ok. Sólidas, mas nada espetacular. Certamente sem entrar em nenhuma lista de mais vendidos. (...) As sessões de autógrafos eram modestas na maioria dos lugares. O público não chegava a mil pessoas em lugar algum. Uma vez ninguém sequer apareceu (mas, por outro lado, as conversas com os leitores que apareciam era muito boas)", contou ele.

Em seguida, Martin mostrou como as coisas mudaram ao longo dessas duas décadas. "Meus públicos são maiores agora. Os livros sempre aparecem em listas de best-sellers e tenho um seriado de sucesso que talvez você já tenha ouvido falar, que bate recordes de audiência, pirataria e de Emmys. Também há jogos, máquinas de pinball, cosplayers, bonecas, figuras, camisetas, HQs e tradução em mais de 40 línguas", disse, sem deixar de lado o sucesso da adaptação televisiva, "Game of Thrones"

E continuou: "Quando comecei, não tinha ideia de onde chegaria ou quão longa seria a estrada. Na época, eu acreditava que conseguiria contar a história em três livros e tomaria três anos para escrevê-los, um por ano. Ah, como eu era inocente... (....) Mas aqui estou eu, 20 anos depois. Ainda trabalhando no livro seis", concluiu. Com a última frase, Martin fez referência a “The Winds of Winter”, obra de número seis da série e que teve o lançamento atrasado - e ainda segue sem previsão para chegar às lojas.

A postagem também abordou o livro comemorativo de "Guerra dos Tronos" que será lançado em outubro nos Estados Unidos. A nova versão terá ilustrações de capa inteira e reúne grandes ilustradores de fantasia, como John Picacio, Paul Youll, Gary Gianni, Didier Graffet, Ted Nasmith, Marc Simonetti, entre outros. 

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895