Arte & Agenda

Gilberto Gil: vereadores de Florianópolis rejeitam conceder título de cidadão honorário

Essa é a segunda vez que o músico tem seu nome cogitado para a honraria e acaba sendo preterido

Gilberto Gil em recente passagem por Porto Alegre, onde realizou show no Auditório Araújo Vianna
Gilberto Gil em recente passagem por Porto Alegre, onde realizou show no Auditório Araújo Vianna Foto : Fabiano do Amaral / CP Memória

Projeto de vereadores de Florianópolis para conceder o título de cidadão honorário ao cantor e compositor baiano Gilberto Gil foi rejeitado pela Câmara. Essa é a segunda vez que o músico tem seu nome cogitado para a honraria e acaba sendo preterido. A outra indicação ocorreu em 2020.

Nas redes sociais, um dos proponentes, o vereador Afrânio Boppré (PSOL), comentou o ocorrido e ainda explicou que a ideia de conceder o título a Gil seria por ele ter todos os requisitos necessários e ainda pelo fato de o músico ser a "principal atração da festa de aniversário da cidade". Cantor, de 80 anos, está na programação da Maratona Cultural e fará show no dia 26.

Como em outras cidades brasileiras, a questão do título de cidadão honorário é concedida a pessoas que têm uma história de ativismo social, que tenha prestado relevantes serviços de interesse social.

TRAJETÓRIA

Nascido em Salvador, na Bahia, no ano de 1942, Gilberto Gil viveu a sua infância na cidade de Ituaçu. Em 1951, voltou para a capital e começou a aprender acordeão por influência de Luiz Gonzaga e do gênero musical baião. João Gilberto e a bossa nova inspiraram Gil a aprender a tocar violão, por conta disso ganhou o primeiro instrumento de sua mãe.

No início de 1967, Gil e outros artistas da MPB criaram o Tropicalismo, movimento de vanguarda da música popular brasileira, de influência modernista. Após a música Divino, maravilhoso, cantada por Gal, em parceria com Caetano, alcançar o terceiro lugar do 4° Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, a canção origina um programa experimental dos tropicalistas.

Um dos grandes artistas brasileiros, um dos criadores do movimento Tropicalista e vencedor de inúmeros prêmios internacionais, Gilberto Gil também foi ministro da Cultura do governo Lula entre 2003 e 2008 e vereador na cidade de Salvador entre 1989 e 1992.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 10 de novembro de 2025

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio