Glau Barros homenageia Clementina de Jesus com show

Glau Barros homenageia Clementina de Jesus com show

Apresentação ocorre no Teatro Sinduscon-RS nesta quinta-feira

Correio do Povo

A cantora Glau Barros apresenta repertório de samba no show de hoje

publicidade

            A cantora Glau Barros encarou um desafio e tanto, como é de seu perfil. Aguerrida, com sua voz e presença forte na cena musical do sul do país,  vai subir ao palco do Teatro Sinduscon-RS (av. Augusto Meyer, 146), em Porto Alegre, nesta quinta-feira homenageando a grande Clementina de Jesus, personagem marcante e fundamental do samba brasileiro. O show integra o projeto O Samba é meu dom - 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, que este ano terá uma temporada comemorativa, alusiva aos dez anos, com diversos artistas do RS homenageando artistas brasileiros de todos os tempos.

            Em cena, Glau presta uma linda homenagem, trazendo os "cantos de trabalho"de Clementina, que são cantos negros tradicionais passados de geração em geração, ensinados a Clementina por sua mãe e antepassadas escravizadas. Também as músicas que ela gravou ao longo de sua carreira, como as canções do folclore popular e composições de Paulinho da Viola, João Bosco, entre outros. Já no momento das músicas do repertório de Glau, figuram sambas de Zilah Machado, dentro dessa ‘conversa’ sobre a importância do afro e das mulheres na identidade do povo brasileiro, o samba Fuxico, do gigante Mestre Paraquedas, e o Afro-identidade, de Maumau de Castro, além de Brasil Quilombo, canção que dá nome ao seu último disco.

            Para acompanhá-la estarão os músicos do projeto O Samba é Meu Dom: Mathias Behrends Pinto (violão), Rafael Rodrigues (percussão), Fábio Azevedo (cavaquinho), Stefania Johnson (flauta), Maicon Ouriques (pandeiro), Zalmir Chwartzmann (percussão), Marcelo Moyses (clarinete) e César Franarin (sax e apresentação).

Sobre o projeto

            No ano de 2023 completam-se dez anos de um projeto fundamental para a cidade, o Construção Cultural. O que começou com uma ideia visionária de unir a história do Sinduscon-RS à um projeto cultural nomeado Sindusom, deu tão certo que originou a efervescência de um teatro, o Teatro Sinduscon-RS, ao longo de uma década, movimentando milhares de pessoas em apresentações mensais, eventos e oficinas, oferecidos de forma gratuita para a comunidade. Esta iniciativa surgiu de uma equipe atenta aos anseios da cidade e à importância da cultura na formação de uma sociedade, que se fortalece à medida que se apropria de sua história e sua arte.

            Dentro do guarda-chuva do Construção Cultural, o projeto traz em sua história mais de 80 shows de artistas que fizeram e fazem a história da música no RS. Em 2023 recebeu o nome de O samba é meu dom - 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS, e apresenta nesta nova temporada um perfil muito especial. Além dos shows tradicionais, sempre na última quinta-feira de cada mês, haverá uma circulação por municípios do RS e um projeto educacional composto por oficinas que irão traçar a linha do tempo da MPB brasileira a partir de exemplos práticos e da experiência do músico e professor Mathias Pinto, que assina a curadoria de todo o projeto. As oficinas serão oferecidas de forma gratuita para alunos de escolas estaduais.

            Na programação de shows, no Teatro Sinduscon-RS e em municípios  do RS, estarão artistas em ascensão intercalados a artistas com larga trajetória, estabelecendo conexões entre diferentes públicos e valorizando a música popular brasileira, mais especificamente o samba e o choro. Natália Santos, Alexandre Susin, Glau Barros, Luiz Machado e Paulo Carvalho, Adriana Deffenti, Valéria Barcellos e Rafael Rodrigues estão na grade de programação do Teatro Sinduscon-RS, homenageando, respectivamente, as personalidades da música brasileira Jovelina Pérola Negra, Aldir Blanc, Clementina de Jesus, Waldir Azevedo, Elis Regina, Alcione e Nei Lopes. Já Gabriel Maciel fará um show alusivo à história do samba, em outubro, e será um dos artistas que circulará em escolas com o projeto educacional e também em Guaíba. Já nas demais localidades (a confirmar) os músicos Elias Barbosa e Edu Moreira farão as apresentações.

SERVIÇO: 

GLAU BARROS canta CLEMENTINA DE JESUS

Show integrante da temporada O Samba é meu dom – 10 anos de shows no Teatro Sinduscon-RS

Dia 27 de julho, às 20h

Teatro Sinduscon-RS - Av. Augusto Meyer, 146

Entrada franca


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895