Governador decreta luto oficial pela morte de Scliar

Governador decreta luto oficial pela morte de Scliar

Escritor será nome de prêmio de literatura no Estado

Correio do Povo

Governador decreta luto oficial pela morte de Scliar

publicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, afirmou que o governo do Estado decretará três dias de luto oficial devido à morte do escritor Moacyr Scliar, ocorrida na madrugada deste domingo. Ele esteve à tarde na Assembleia Legislativa, onde o corpo de Scliar está sendo velado. O governador também anunciou que criará um prêmio literário em homenagem a Moacyr Scliar, voltado alternadamente para poesia e conto.   

“O grande Moacyr Scliar”, por Juremir Machado da Silva

Scliar morreu por volta da 1h devido à falência múltipla dos órgãos. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde 11 de janeiro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um pólipo intestinal. Quando recuperava-se do procedimento, sofreu um Acidente Vascular Cerebral, em 17 de janeiro.

A morte de Scliar teve repercussão em diversas esferas da sociedade brasileira. A presidente da República, Dilma Rousseff, afirmou que recebeu com muito pesar a notícia da perda do escritor. Para ela, “Scliar foi um ícone da literatura gaúcha, brasileira e latino-americana”. A Academia Brasileira de Letras, na qual o gaúcho ocupava a cadeira número 31 desde 2003, também decretou luto. O secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, também lamentou a morte: "Era um escritor completo", definiu.

Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895