Grupo de K-Pop BTS gera bilhões de dólares por ano para a Coreia do Sul, indica estudo
Banda foi a primeira representante do gênero musical a ser número 1 na parada da Billboard
publicidade
BTS, abreviação de Bangtan Sonyeondan, que significa "Boy Scouts impermeáveis às balas", tornou-se este ano o primeiro grupo de K-pop a ser número 1 na parada da Billboard, o ranking semanal dos 200 álbuns mais vendidos nos Estados Unidos. Ao atrair turistas e dar visibilidade às marcas sul-coreanas no exterior, o grupo se tornou um ativo econômico para o país, explica o Instituto Hyundai.
De acordo com o centro de estudos, o "impacto anual do BTS na produção", ou seja o valor econômico gerado pelas indústrias em causa, é de 4,1 trilhões de wons por ano (3,6 bilhões de dólares), o equivalente a 26 empresas de médio porte sul-coreanas. Cerca de 800 mil turistas escolheram a Coreia do Sul como destino no ano passado graças ao BTS, representando mais de 7% do número total de visitantes, segundo estimativas.
As exportações associadas, seja de roupas, cosméticos ou produtos alimentares, pesaram mais de 1 bilhão de dólares. Se o grupo mantiver a sua popularidade, contribuirá com 41,8 trilhões de wons nos próximos 10 anos, disse Hyundai.