Grupo feminista crítico de Putin receberá prêmio nos EUA

Grupo feminista crítico de Putin receberá prêmio nos EUA

Pussy Riot receberá nos Estados Unidos o Prêmio Woody Guthrie, que homenageia anualmente a arte para a mudança social,

AFP

Pussy Riot é um coletivo feminista crítico do presidente Vladimir Putin

publicidade

A banda russa de punk rock Pussy Riot, um coletivo feminista crítico do presidente Vladimir Putin, receberá nos Estados Unidos o Prêmio Woody Guthrie, que homenageia anualmente a arte para a mudança social, anunciaram seus organizadores.

O prêmio, que leva o nome do lendário cantor e compositor de música folk americano Woody Guthrie, já foi entregue a Bruce Springsteen, Chuck D, Joan Baez, Pete Seeger e John Mellencamp, entre outros.

"Acho que Woody adoraria a mensagem antifascista da Pussy Riot", disse à AFP a fundadora do grupo, Nadya Tolokonnikova. "Quando colocam a banda em alguma lista, nem sempre é algo bom, mas é uma honra estar nesta. De fato, não fazemos folk, mas tampouco fazemos punk, apenas gritamos e protestamos o mais alto que pudermos, e esperamos poder mostrar aos outros que eles podem fazer o mesmo."

Nadya e a colega de banda Maria Alyokhina receberão o prêmio em nome do grupo, no dia 6 de maio, durante a celebração do décimo aniversário do Centro Woody Guthrie, na cidade de Tulsa, em Oklahoma. A Pussy Riot vai se apresentar após a cerimônia, disseram os organizadores.

"Não há artistas contemporâneos mais dignos deste reconhecimento do que o grupo Pussy Riot", declarou Cady Shaw, diretora do Centro Woody Guthrie. "Pagaram um preço muito pessoal por dizerem o que pensam sobre os temas mais graves da atualidade, mas continuam lutando por justiça e liberdade."

 

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895