Grupo Neelic exibe mostra de repertório

Grupo Neelic exibe mostra de repertório

Com acesso gratuito, espetáculos de teatro do grupo terão tradução em Libras e audiodescrição 

Peça teatral ‘Capital’ abre nesta sexta-feira a programação da mostra de repertório do grupo Neelic

publicidade

O grupo Neelic completa em abril 18 anos de trajetória, com uma mostra de repertório, em seu canal do YouTube (@neelic_grupo), ao longo de três meses. Dentro do projeto Ver a Cena, contemplado pelo Edital FAC Movimento RS, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, está prevista a apresentação gratuita de três espetáculos, sempre às 19h, mediante inscrição prévia pelo e-mail contato@neelic.org, pelo WhatsApp (51) 99274-9933 ou também pela plataforma Sympla. Serão vídeos pré-gravados seguidos de debate ao vivo, sendo algumas sessões com tradução em Libras e audiodescrição.
De hoje até o domingo e no fim de semana de 23 a 25 (dia 24 com tradução em Libras e 25 com audiodescrição), a atração será “Capital”, a partir do texto “Bartleby, o Escrivão” de Sermann Melville. Nesta adaptação, a Nova York dá lugar a Porto Alegre e o protagonista se chama Amarildo, em uma homenagem do coletivo ao pedreiro carioca que, vítima do sistema em que estava inserido, foi tido como morto após desaparecimento provocado pela polícia do Rio de Janeiro. Em cena, a provocação da desestruturação de um sistema pela ausência: no caso real, a supressão de um corpo, de uma vida e na peça, a ausência da palavra. O senso de brasilidade é a marca principal do espetáculo que, de forma lúdica e envolvente, leva à reflexão sobre as consequências das pequenas ações de cada pessoa. Afinal, as ações cometidas no âmbito das relações interpessoais podem colaborar ou não com o engessamento das estruturas sociais criadas e alimentadas no cotidiano.
A mostra de repertório segue com “Primeiro Amor”, que investiga o cruzamento entre a noção de teatro gestual e referências do universo de Samuel Beckett, de 21 a 23 e de 28 a 30 de maio (dia 29 com tradução em Libras e 30, audiodescrição). Livremente inspirado no universo literário do autor irlandês, traz a história de um homem, cujo nome nunca é pronunciado, que vive num banco de praça, rejeitado por seu contexto social de origem. Ele conhece uma mulher misteriosa e delicada, com quem ao longo da trama tece questionamentos existenciais, através do encontro com outras personagens, vivenciando situações amorosas ora dolorosas e amargas, ora leves e doces. Com pouquíssimas palavras, o silêncio verbal norteia a estrutura dos acontecimentos e quem fala em primeiro plano são os corpos dos atores. 
O espetáculo “Merda!” tem vez de 4 a 6 de junho e de 11 a 13 de junho (dia 12 com tradução para Libras e 13, audiodescrição), resultado da observação do contexto político e social do Brasil. Como artistas e pessoas que pensam sobre a realidade à sua volta, os integrantes do Neelic, a partir da necessidade de expressar publicamente sua posição, criaram este espetáculo de teatro performativo.
O grupo Neelic foi fundado em 2003, vinculando desde o início pesquisas a suas criações. Seu primeiro local de trabalho foi em um dos pavilhões do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Entre 2007 e 2016, atuou também na Usina do Gasômetro, pelo projeto Usina das Artes, até o fechamento do edifício histórico. A partir de 2017, iniciou um novo ciclo: em sede própria, passou a lutar diariamente para prosseguir atuante.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895