Arte & Agenda

Grupo Os Geraldos estreia em Porto Alegre com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico”

Premiado coletivo de Campinas fará três apresentações gratuitas de 7 a 9 de agosto, no CHC Santa Casa

No palco, 11 atores interpretam uma história que se passa às margens do Rio São Francisco e que aborda temas como ciúmes, loucura, esperança e amor, costurada por uma trilha sonora cantada e tocada ao vivo
No palco, 11 atores interpretam uma história que se passa às margens do Rio São Francisco e que aborda temas como ciúmes, loucura, esperança e amor, costurada por uma trilha sonora cantada e tocada ao vivo Foto : Ricardo Romaero / Divulgação / CP

Grupo de teatro popular brasileiro multipremiado, o coletivo Os Geraldos desembarca pela primeira vez em Porto Alegre. Em sua estreia na capital gaúcha, a trupe de Campinas apresentará o espetáculo "Cordel do Amor sem Fim - ou A Flor do Chico” em três sessões no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75), nos dias 7, 8 e 9 de agosto, sempre às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla.

A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical e colorido; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo do interior paulista, com uma trajetória marcada por 17 anos de experiência.

Em cena, estão 11 atores que apresentam uma história permeada por temas universais, como ciúmes, loucura, esperança e amor. A narrativa é embalada por uma trilha sonora cantada e tocada ao vivo pelo elenco, com canções de ícones da MPB como Roberto Carlos, Maria Bethânia e Caetano Veloso, fazendo uma grande homenagem à cultura brasileira.

A montagem apresenta três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor.

A peça, que estreou em 2021, tem alcançado sucesso de público e crítica em importantes circuitos teatrais brasileiros, como o Festival de Curitiba, o Cena Contemporânea (Brasília/DF), o Tiradentes em Cena (MG), o Festival Nacional de Teatro de Passos, dentre outros, já tendo sido vista por mais de 10 mil pessoas, de 27 municípios brasileiros. As apresentações fazem parte de uma intensa circulação, apresentada e patrocinada pela Eletrobras. A turnê já percorreu o Norte, o Nordeste e as Minas Gerais do Brasil, com passagens por Belém, São Luís, Recife, Salvador e Belo Horizonte, e agora chega ao Sul do país, passando ainda por Florianópolis.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 15 de julho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio