Grupo teatral faz exposição e lança catálogo em Canoas

Grupo teatral faz exposição e lança catálogo em Canoas

Esculturas mecânicas e diversas outras invenções integram o acervo

Correio do Povo

Multiartista Luciano Wieser é o diretor do Grupo De Pernas Pro Ar

publicidade

O mentor e diretor do premiado Grupo De Pernas Pro Ar, Luciano Wieser, apresenta seu mais novo projeto. Nesta sexta-feira, às 20h, será realizado o lançamento do catálogo “Tem ferrugem no museu?”, com distribuição gratuita, e a abertura da exposição performática “Máquinas de Cena”. A atividade ocorre no Inventário, sede criativa do grupo, localizada na rua Itaparica 38, bairro Igara, em Canoas.
O grupo existe desde 1988 e reinventa mundos imaginários. As características de seu trabalho o colocam como um dos grupos de maior referência na linguagem do teatro de rua e do teatro de máquinas. “Com a ferrugem, trazemos a ideia de um museu não convencional, e ao catálogo as máquinas de cena como protagonistas, com seus detalhes, ranhuras e singularidades ampliados, com belas imagens capturadas para mostrar a ânima destas máquinas, seus movimentos e a sensação de vida proporcionada pelas tecnologias”, explica Luciano Wieser. Este grupo de teatro peculiar parte de uma apaixonante pesquisa dentro do teatro de animação, este dito “teatro de máquinas”, misto de esculturas mecânicas, autômatos e bonecos robotizados, onde a própria dramaturgia surge do processo de construção destas improváveis máquinas. 
As criações do mentor, realizadas com objetos descartados, são somadas às provocações tecnológicas advindas do animador Tayhú Wieser e do olhar da produtora Raquel Durigon, gerando engenhocas que compõem a estética para as dramaturgias de seus espetáculos, exposições e audiovisuais. Este projeto tem financiamento do Pró-Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura do RS. Na segunda-feira, dia 17, uma live, às 20h, irá debater o trabalho no canal de YouTube do grupo (depernasproar).

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895