Grupo Unamérica lança novo álbum no Ecarta Musical

Grupo Unamérica lança novo álbum no Ecarta Musical

“Canção para tempos de cólera” pode ser conferido presencialmente e pelo Youtube

Correio do Povo

Dão Real e Zé Martins contarão com a participação especial de Vinícius Braun

publicidade

O Grupo Unamérica completa 38 anos e lança o novo álbum “Canções para Tempos de Cólera”, cujas letras são comprometidas com causas sociais e poéticas, para enfrentar os tempos atuais. O duo formado por Dão Real e Zé Martins terá a participação especial de Vinícius Braun na gaita, guitarra e baixo, no show gratuito, que será realizado às 18h, na Fundação Ecarta (João Pessoa, 943). Pelo projeto Ecarta Musical, o acesso se dará mediante apresentação do passaporte vacinal, somente para 20 pessoas. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Fundação Ecarta.

O álbum estará disponível nas plataformas digitais com 12 músicas antigas e novas e arranjos, que contam também com vários instrumentos de origem andina, como o charango, quena e zamponha. O músico e compositor Dão Real conta que o projeto surgiu em 2019 numa leitura musical daquele momento do país. “Esse trabalho consolida uma proposta e um estilo musical. Solidifica uma ideia de composições e arranjos e reafirma a miscigenação de ritmos e instrumentos sul-americanos, com a luta de trabalhadores do campo e da cidade. Defende os direitos democráticos, a cultura local e o respeito a vida, afirmando que um mundo melhor é possível”, completa Martins.

O show traz canções como a versão em português de “El Pueblo Unido Jamás será Vencido”, dos chilenos Sérgio Ortega e grupo Quilapayun. Apresenta músicas como “Festa da Colheita”, homenagem ao universo dos agricultores familiares para celebrar a colheita, a partilha da terra e a mesa farta em tempos de aumento da fome. Em “Gracias, Pachamama” com ritmo andino, é abordada a espiritual e sensível relação com a mãe-terra e a necessidade de defender o meio ambiente e a paz entre os povos.

Com um estilo particular, as composições do Unamérica sempre foram influenciadas pelos vários momentos históricos e políticos da América Latina. Seu trabalho representa um catalisador de experiências que vêm dos festivais nativistas, somados com a música gaúcha e aspectos culturais da América Latina e do Brasil urbano e rural.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895