Guitarras de Eric Clapton e Kurt Cobain vão a leilão nos EUA

Guitarras de Eric Clapton e Kurt Cobain vão a leilão nos EUA

Serão leiloados em novembro uma Gibson do músico britânico e uma Fender Mustang de braço esquerdo de propriedade do roqueiro norte-americano

AFP

Gibson de Clapton e uma Fender Mustang de Kurt Cobain

publicidade

Duas guitarras elétricas usadas por lendas do rock como Kurt Cobain e Eric Clapton, com um preço estimado de até US$ 2 milhões (R$ 10 milhões) cada uma, serão leiloadas entre 16 e 18 de novembro no sul dos Estados Unidos.

Uma Gibson SG do britânico Eric Clapton, apelidada de "The Fool", está fortemente associada à época em que o cantor era membro da banda Cream, na qual produziu um dos sons mais distintivos do rock. Sua decoração personalizada, de estilo psicodélico, torna o instrumento um dos mais reconhecíveis do rock e um símbolo do chamado "Verão do Amor", o movimento contracultural americano de 1967 que marcou toda uma geração.

Clapton, cujos riffs em músicas como "Layla" e "Sunshine of Your Love" lhe renderam a reputação de ser um dos melhores guitarristas do mundo do rock e blues, começou a usar o instrumento durante a primeira turnê do Cream pelos Estados Unidos.

Outro instrumento que será leiloado no próximo mês em Nashville, Tennessee, é uma Fender Mustang de braço esquerdo de propriedade do americano Kurt Cobain, usada pelo ícone do grunge rock durante o último concerto da banda Nirvana em Munique, Alemanha.

"Todos nós sabemos que Kurt Cobain adorava destruir guitarras, mas a Fender Mustang era sua guitarra favorita", disse Martin Nolan, diretor executivo da casa de leilões Julien's Auctions, à AFP.

O leilão acontecerá no Hard Rock Café de Nashville e parte do dinheiro arrecadado com a venda das duas guitarras será destinada à associação Kicking the Stigma, que luta contra problemas de saúde mental.

hg/amz/rle/gl/llu/cjc/am


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895