Gustavo Gasparani encena “Ricardo III” de William Shakespeare

Gustavo Gasparani encena “Ricardo III” de William Shakespeare

Exibições vão até sexta-feira no Teatro Bruno Kiefer em Porto Alegre

Correio do Povo

Gustavo Gasparani interpreta grande clássico da dramaturgia sozinho no palco no Teatro Bruno Kiefer

publicidade

Gustavo Gasparani sozinho no palco encena “Ricardo III”, de William Shakespeare, em exibições desta quarta a sexta-feira, às 18h, no Teatro Bruno Kiefer da CCMQ (Andradas, 736), dentro do 22º Porto Alegre em Cena. Ele, ao lado do diretor Sérgio Módena, oferece um novo ponto de vista para o clássico da literatura.

A adaptação para um monólogo conta com Gasparani vivendo 21 dos 54 personagens do texto original. Entre os personagens, foi incluído um narrador, o próprio ator, que guia o espectador pelas vilanias de Ricardo III. O narrador representa alguém que se aproxima do público para contar a história do rei. O figurino de Gasparani é bem atual, calça jeans, uma blusa cinza e tênis.

No palco com ele estão uma luminária, uma mesa, um quadro negro, canetas, um apagador e um cabideiro, objetos que ajudam na interpretação. O humor diabólico de Ricardo III e seus planos malignos e cheios de ressentimento são transmitidos por meio de uma narrativa elaborada.

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, a peça retrata o final da Guerra das Rosas (1455-1485), conflito sucessório pelo trono da Inglaterra que coloca em choque político a Casa Real de York e a Casa Real de Lancaster. Ricardo, Duque de Gloucester, não sente remorso ao eliminar seus adversários, tramando complôs, traindo familiares e casando-se por interesse com o único fim de chegar ao trono. Ingressos no local ou pelo site Ingresso Rápido.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895