Hoje é dia de Bloomsday

Hoje é dia de Bloomsday

Biblioteca de Babel e Casa das Rosas realizam atividades sobre data clássica do ‘Ulysses’, de James Joyce

Em 1922, James Joyce lança ‘Ulysses’, sobre um dia na vida de Leopold Bloom, em 16 de junho de 1904, em Dublin

publicidade

Hoje é celebrado no mundo inteiro, o “Blomsday”, dia em que James Joyce conheceu sua esposa, Nora Barnacle, que o autor eternizou nos personagens do seu consagrado romance “Ulysses”, Leopoldo Bloom e Molly Bloom. Na Irlanda é feriado, com direito a festividades e eventos oficiais e no Brasil, a cada 16 de junho é celebrado o dia mais badalado da literatura. O escritor e poeta Mateus Machado, idealizador do Canal Biblioteca de Babel no Youtube no qual ensina literatura a quem deseja conhecer, através de estudos literários, resenhas, séries e outros. Machado vem há mais de um mês exibindo série de vídeos sobre a obra de Joyce. 


Em 1922, James Joyce lança em Paris o seu livro mais famoso, “Ulysses”, cercado de escândalos e processos, que se tornou um clássico da literatura moderna. O livro conta tudo o que aconteceu em um dia na vida de Leopold Bloom, em 16 de junho de 1904, em Dublin (Irlanda). O protagonista tem 38 anos e trabalha em dois jornais vendendo anúncios. Logo pela manhã, um pouco antes de sair de casa, descobre que a sua esposa, Molly, de 34 anos, está para se encontrar com o seu amante em sua própria casa. Ele sai e ao perambular pela cidade conhece o jovem Stephen Dedalus, que acabou de voltar de Paris porque sua mãe faleceu. Leopold vê em Stephen a figura do filho que perdeu, e o jovem vê nele a figura do pai que abandonou.


“A história, aparentemente banal, é uma metáfora da história da humana” diz Mateus. O livro, dependendo da edição, tem cerca de mil paginas e ainda hoje é considerado muito difícil de ler e entender. “Isso porque, ao escrever o romance, James Joyce estruturou a sua história usando de várias técnicas e formatos diferentes para cada capítulo além de criar e recriar palavras. Na época o livro foi considerado pornográfico e chegou a ser proibido nos Estados Unidos”, diz. 


Bloomsday pode ser considerado uma celebração do amor porque James Joyce teve o seu primeiro encontro com a sua única companheira e esposa, Nora Bernacle, justamente no dia 16 de junho de 1904, o dia em que se passa a história de “Ulisses”, e não deixa de ser, a maneira de Joyce, fazer uma declaração do seu amor pela sua esposa, imortalizando um dia especial em um livro, o dia em que eles se encontraram pela primeira vez e que hoje é comemorado em várias partes do mundo, anualmente.


Em São Paulo, a Casa das Rosas e a Casa Guilherme promovem o Bloomsday 2021: “Ulysses: O Homem Menos Só”, atividade on-line a partir das 18h30min pelo YouTube. A edição de 2021 do Bloomsday paulistano evocará o tema da arte fazendo o homem menos só por meio de comentários e leituras de fragmentos do romance e de outras criações de Joyce, bem como de fontes e referências suas, como a Odisseia de Homero, a peça Hamlet, de Shakespeare, e a obra do também irlandês William Butler Yeats. A coordenação do programa e a apresentação é de Marcelo Tápia. A abertura será com Eoin Bennis, cônsul da Irlanda no Brasil; e Marcelo Tápia, seguida de palestra: “O Ulysses e a “eterna afirmação do espírito do homem na literatura”, pelo professor e tradutor Caetano Galindo. O encerramento musical será com Cid Campos. 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste domingo, dia 28 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895