Homenagem à Semana de Arte Moderna

Homenagem à Semana de Arte Moderna

Neste domingo, Rádio da Universidade dedica a programação ao tema

Detalhe de cartaz produzido por Di Cavalcanti

publicidade

A Rádio da Universidade apresenta 24h de programação especial acerca do centenário da Semana de Arte Moderna, visando celebrar e refletir sobre a mostra artística que se tornou símbolo de rebeldia, experimentação e novidade. Com foco na música, destaca exemplos de repertório moderno conhecidos no Brasil antes desse movimento (composições europeias e brasileiras), assim como obras nacionais que se seguiram a ele (até 1958). Enriquecendo a seleção musical, serão apresentados pequenos textos explicativos e dois programas de conversa reunindo pesquisadores e compositores. Confira, a partir das 7h deste domingo, no 1080 AM ou através de www.radio.ufrgs.br, o “Especial Semana de 22 – 100 anos”.

Entre os destaques do domingo estão os programas que trazem diálogos dentro das áreas da pesquisa e da composição. Às 11h30, vai ao ar o “Especial – Conversa com Pesquisadores”, que promove um diálogo com os professores Fernando Binder (SP) e Loque Arcanjo Junior (MG) sobre “A música na Semana de 22 e seus dois personagens principais – Villa-Lobos e Guiomar Novaes”. Já às 16h45, é a vez do “Especial – Conversa com Compositores”. Os convidados são Rafael Marino Arcaro (Reino Unido), Laiana Oliveira (SP) e Paulo Rios Filho (RS), que irão falar sobre “Legados da Semana de 22 na música de concerto do Brasil de hoje”. Os dois debates contam com a mediação de Cláudio Remião, coordenador do Especial.

Durante a semana o destaque irá para literatura, entre os dias 14 e 18 de fevereiro. O programa “Da Estante”, que se propõe como um momento de leitura de textos literários na programação da Rádio, dedica uma semana inteira de edições para a Semana de 22. Os ouvintes poderão escutar, na voz de Liz De Bortoli, textos como o famoso "Poética", de Manuel Bandeira, lido durante a Semana de Arte Moderna, e o Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade, que o propôs a partir das discussões geradas pela Semana e pelo movimento modernista. O da Estante vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h10 da manhã, com reprises às 20h.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 26 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895