Arte & Agenda

Homenagem intimista a Tom Jobim e Vinícius de Moraes

O álbum “O Tom do Vinícius”, com lançamento digital nesta sexta-feira, dia 7, reúne Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes

O trio Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes canta, recita, conversa, recriando uma atmosfera muito próxima a dos shows que fizeram a história da Bossa Nova
O trio Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes canta, recita, conversa, recriando uma atmosfera muito próxima a dos shows que fizeram a história da Bossa Nova Foto : Cafi / Divulgação / CP

O álbum “O Tom do Vinícius”, com lançamento em formato digital, nesta sexta-feira, dia 7, reúne Eveline Hecker, Camilla Dias e Georgiana de Moraes em uma homenagem intimista a Antonio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. O trio canta, recita, conversa, recriando uma atmosfera muito próxima a dos shows que fizeram a história da Bossa Nova.

Gravado em 2007 no estúdio da Biscoito Fino, o álbum permanecia inédito nas plataformas de streaming. “O Tom do Vinicius” saiu de uma frase com a qual Tom Jobim costumava se apresentar, nos tempos em que ainda era um desconhecido parceiro do já prestigiado poeta Vinicius de Moraes. “É o Tom, o Tom do Vinícius”, ele anunciava.

Vinicius gostava de lembrar que quando propôs a Tom que fizessem juntos os sambas de “Orfeu da Conceição”, não tinha ideia de que estava dando a largada para um movimento renovador da música brasileira: a Bossa Nova. Nem poderia imaginar que os nomes de ambos se fundiriam numa espécie de emblema: Tom e Vinicius.

Georgiana de Moraes fez shows ao lado de Vinícius, seu pai, e participou de homenagens ao poeta ao lado de nomes como Wanda Sá, Miúcha, Carlos Lyra, Fernanda Cunha e Quarteto em CY. Camilla Dias conhece profundamente a obra de Tom e Vinicius.

Georgeana comenta: "O Tom do Vinícius é o nome do show que eu, Camila e Eveline organizamos no verão de 2006. Um show para cantar Tom e Vinicius. Voltei à infância ao chegar à casa de Eveline e me deparar com o CD ‘Canção do Amor Demais’ em cima de uma mesinha. Era exatamente assim que eu via o então LP de Elizeth Cardoso. Essas foram as primeiras músicas que ouvi e aprendi e que ainda exercem um grande efeito sobre mim. Algumas estão no CD e outras são músicas que nos emocionam sempre que cantamos. Só voz, piano e percussão, simplesinho. Gabriel Pinheiro, nosso produtor, nos incentivou a gravar. De tão simples era bonito. Quando ouvimos, gostamos".

Eveline Hecker conviveu com Tom Jobim, integrando o grupo vocal que o acompanhou em inúmeras turnês. Além desse aval, gravou um CD com músicas de José Miguel Wisnik, que concorreu ao Grammy Latino na categoria de melhor canção brasileira, com "Ponte Aérea", em 2005.

Camilla Dias conhece profundamente a obra de Tom e Vinicius. Não bastasse, foi diretora musical do show Marília Pêra canta Ary Barroso, em 2003. Trabalhou com Miúcha, trabalha com o Quarteto em CY e recentemente atuou como arranjadora e pianista no álbum Sandra Pêra em Belchior ( gravadora Biscoito Fino).

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 20 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio