Homenagens culturais ocorrem em Porto Alegre

Homenagens culturais ocorrem em Porto Alegre

Promovidas pela Secretaria de Cultura da Capital, apresentações por redes sociais estão marcadas para hoje à noite

Correio do Povo

Espetáculo de projeção no Monumento do Laçador terá transmissão pela página da Coordenação de Música da SMC

publicidade

Ações culturais estão na agenda de hoje, promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) de Porto Alegre, sendo uma de teatro e outra de música, por meios digitais. Nesta quarta-feira, tem seguimento o ciclo de leituras on-line “Vera Karam 60 Anos”, que homenageia a falecida escritora e dramaturga Vera Karam. Hoje Deborah Finocchiaro e Luis Franke apresentam o texto “O Casal ou Por Que Você Não Disse Que Me Amava?”. Promovida pela Coordenação de Artes Cênicas (CAC) da SMC, a atividade será realizada a partir das 19h, no canal do YouTube da CAC, no blog maisteatro.org e no Facebook @secretariadaculturapoa.

O texto teatral em apresentação hoje é um inédito de Vera, escrito entre 1995 e 1996. Conta a história de um casal sem filhos, junto há mais de dez anos, que discute se irá ou não a um encontro com um outro casal que mora no mesmo prédio. A partir daí são reveladas suas fragilidades e frustrações, em uma atmosfera de constante embate, impressa em seu dia a dia. A trama retrata a vida de inúmeros casais, de muitas vidas acomodadas em suas solidões, compartilhadas e subordinadas às imposições sociais.

O ciclo promove as leituras no formato on-line, através de plataformas digitais, com os artistas em suas residências, respeitando o período de isolamento. A CAC organizou a programação com os artistas, para que se reunissem de forma remota e fizessem as leituras dos textos, gravados no computador, editados e veiculados.

Também nesta quarta-feira, a Prefeitura de Porto Alegre se uniu ao setor cultural para homenagear todos os profissionais que estão na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus. Um espetáculo de projeção será realizado no Monumento Laçador, entre 19h e 20h, com transmissão pela página da Coordenação de Música da SMC no Facebook (www.facebook.com/coordmusica).

A iniciativa é uma parceria da Secretaria Municipal da Cultura (SMC) com profissionais técnicos do setor cultural, através de um movimento criado para apoiar profissionais freelancers da área artística e de entretenimento. Com o fechamento de espaços culturais e a suspensão de eventos, artistas, técnicos e outros profissionais deixaram de obter renda com shows e demais atividades. “Essa mobilização de técnicos, artistas, músicos, a turma que faz o espetáculo acontecer, é muito importante para auxiliar os trabalhadores da área da cultura que estão em dificuldades, sem seus cachês”, comenta o coordenador de Música da SMC, Henry Ventura. “Queremos homenagear o nosso povo gaúcho que está vivendo essa pandemia e todos aqueles que estão na linha de frente e que não podem parar, como garis, policiais, bombeiros e profissionais da saúde”, destaca a representante dos profissionais técnicos, Karla Busato. 

Doações: estão sendo recebidas doações para a classe artística, com produtos de cestas básicas, produtos de higiene e de limpeza. O Museu Joaquim Felizardo (rua João Alfredo 582) já está recebendo donativos nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h. No sábado, 25, e domingo, 26, será realizada a arrecadação de doações através do sistema drive-thru, no estacionamento da esplanada do Laçador, das 8h às 18h.

 


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895