Humorista francês quer entrevista com terrorista dos atentados de Paris

Humorista francês quer entrevista com terrorista dos atentados de Paris

Homem já foi processado por comentários antissemitas

AFP

Entrevista faria parte de um livro sobre como derrotar o terrorismo na França

publicidade

O humorista Dieudonné gerou polêmica na França ao escrever uma carta a Salah Abdeslam, membro detido dos comandos jihadistas que mataram 130 pessoas em Paris em novembro de 2015, na qual pede para conhecê-lo para "compreender sua profunda raiva".

O juiz de instrução encarregado do caso sobre os atentados de 13 de novembro obteve uma cópia da carta e se opôs ao encontro, segundo um dos advogados das vítimas. Salah Abdeslam é o único membro vivo dos comandos que mataram 130 pessoas em Paris e sua periferia. Está detido em isolamento em uma prisão nos arredores da capital francesa há quase dois anos.

"Esta carta não foi entregue a Salah Abdeslam", destacou a Direção da Administração Penitenciária. Segundo o jornal Le Parisien, Dieudonné M'Bala M'Bala deseja conversar com o prisioneiro mais vigiado da França como parte do projeto de seu livro intitulado "Como deter os atentados na França"? "Não queremos falar dos atos que lhe atribuem, o que me interessa é compreender seu estado mental e as razões que o levaram a agir", escreve o polêmico humorista, segundo o jornal. "Ao falar com você, esperamos compreender melhor a profunda raiva que lhe habita e que a sociedade não escuta".

"Isto é uma desculpa para responsabilizar a sociedade pelos atentados terroristas", declarou à AFP Gérard Chemla, advogado da parte civil.

Dieudonné é conhecido na França por seus espetáculos com comentários antissemitas, o que já lhe rendeu vários processos na justiça.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895