A videoarte ganha espaço até o dia 21 de fevereiro na Fundação Iberê Camargo (Padre Cacique, 2000), em Porto Alegre, com a mostra itinerante “Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural”, com 13 trabalhos do acervo do instituto e mais produções de artistas gaúchos.
O curador Roberto Moreira S. Cruz, doutorado pela PUC-SP em Comunicação e Semiótica, organizou a exposição em dois segmentos, o histórico e o contemporâneo. No quarto andar, estão as produções que propõem resgatar a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo.
De acordo com Moreira, são evidenciados o caráter experimental e marginal do período com trabalhos de Nelson Leirner, Letícia Parente, Regina Silveira, Rubens Gerchman e Anna Bella Geiger. Muito deste material permaneceu desconhecido do público devido ao cenário cultural brasileiro, submetido à censura imposta pelo regime militar.
“O vídeo de Leirner, encontrado na casa dele, dentro do refrigerador, foi restaurado. Na homenagem a Steinberg – “Variações sobre um Tema de Steinberg: “As Máscaras Nº 1”, de Leirner, é exibida uma ironia sobre a classe média, com personagens ficcionais, usando sacos de supermercado como máscaras”, pontua Roberto Moreira.
O segmento contemporâneo, localizada no terceiro andar, traz obras contemporâneas realizadas a partir de 1990 até os dias atuais. São artistas que trabalham com o audiovisual e o usam como suporte para criar sons, imagens e linguagens próprias e particulares. São criações de Eder Santos, Cao Guimarães, Brígida Baltar, Thiago Rocha Pitta, Rivane Neuenschwander, Gisela Motta e Leandro Lima. Foi dado espaço para a arte de quatro gaúchos — Isabel Ramil, Mariana Camargo, Eduardo Montelli e Letícia Ramos.
Iberê Camargo sedia mostra de videoarte até fevereiro
São exibidos 13 trabalhos de artistas referências na técnica