"Povos e natureza" retrocede ao século XIX e às primeiras fotografias brasileiras com Marc Ferrerz, cujos cliques nos apresentam a um Brasil que ainda estava preservado do intervencionismo humano. Suas fotos mostram o Rio de Janeiro como um balneário adormecido e imortalizam a grandiosa natureza brasileira. José Medeiros, mais próximo de nós e considerado "o Papa do fotojornalismo brasileiro", mostra um país humano, o da mistura social, com muitos retratos e cenas da vida cotidiana desde os anos 1950 até a ditadura militar em 1964. Para ilustrar a época atual são exibidas as fotos da agência brasileira Tyba, fundada em 1991, assim como as de Julio Bittencourt, que se interessou nos marginados da urbanização.
Um frontão de uma casa de La Gacilly, que de longe parece uma casa antiga, apresenta uma colagem da fachada do famoso edifício no número 911 da avenida Prestes Maia, um prédio de 22 andares em São Paulo que em 2006 se converteu em um dos maiores prédios ocupados ilegalmente de toda a América Latina, com 750 famílias alojadas em condições precárias. Atualmente o edifício está fechado e teoricamente todos os seus habitantes receberam alojamento.
Dentro do festival, exposição de francês emociona
Em outra rua cujas fachadas foram alegradas com flores, são expostas cerca de 50 fotografias inéditas do famoso fotógrafo francês Robert Doisneau. "Meu pai perdeu sua mãe aos oito anos. Desde o início descobriu que a vida era dura. É por isso que tirou da vida tudo o que encontrou de positivo (...). Ele não pensava que a dor fosse fotogênica. Passou toda a sua vida buscando a beleza fugitiva do instante", afirma Francine Doisneau, uma das filhas do fotógrafo.
Ela e a irmã Anne administram um fundo extraordinário de 450 mil fotos de Robert Doisneau. Em 2012 é comemorado o centenário de seu nascimento. "Meu pai sempre se considerou um modesto fotógrafo, um artesão que ia tirar fotos nas casas de grande artistas como Picasos, Braque ou Buster Keaton", acrescentou Francine Doisneau. "Nunca buscou o reconhecimento. Isso não o interessava", completou.