O bairro Sarandi, na capital gaúcha, vai ganhar um espaço de reconstrução e esperança. É o Instituto Brasa Zona Norte, um local onde a educação, o acolhimento e a cultura se encontram para apoiar uma das comunidades mais afetadas pelas enchentes de maio do ano passado. A inauguração ocorre neste sábado, 12 de abril, às 10h, na Rua Baltazar Oliveira Garcia, 430.
Os visitantes poderão sentir um pouco da vibração de cultura, de educação e de apoio que a casa vai oferecer à comunidade. Entre as atividades previstas, está o lançamento da exposição “O Recomeço”, com obras da artista visual Isabel Ferreira, que também vai ministrar uma oficina de desenho. Haverá também oficina de violino, com a violonista Luiza Czeczelcki, de decoupage, aulas de inglês, finanças e de presença digital para pequenos negócios, entre outras atrações. Toda a programação da inauguração será gratuita.
A história desse novo espaço de inclusão que Porto Alegre ganhará nasceu a partir dos desafios enfrentados em maio do ano passado. Por estar localizada em um dos bairros mais afetados pelas cheias, a Igreja Brasa Zona Norte foi um dos primeiros locais a receber os desabrigados. “Ali acolhemos 350 desalojados e mais de 10 mil pessoas tiveram acesso a algum tipo de atendimento. Fomos um dos primeiros a receber as vítimas e um dos últimos a fechar”, relata o pastor Ricardo Glavam.
Diante da situação, o Instituto Vakinha doou R$ 300 mil reais, e as contribuições podem chegar a R$ 600 mil em breve, com a ajuda de outros apoiadores. Essas doações possibilitaram a criação do Instituto Brasa Zona Norte, um empreendimento novo, com salas de aula, espaço de exposição e auditório, que deve beneficiar centenas de pessoas de todas as idades da região.
Profissionais de diversas áreas, que também foram duramente impactados pela enchente, irão ministrar cursos de formação para pessoas em situação de vulnerabilidade social, promovendo qualificação, inclusão e geração de renda. “O diferencial do projeto é o modelo sustentável: além de oferecer formação gratuita para quem mais precisa, o Instituto também abrirá turmas pagas, permitindo que os professores recebam por seu trabalho e reconstruam suas próprias vidas. É um ciclo virtuoso: quem sofreu, agora transforma. Quem perdeu, agora ensina a recomeçar”, destaca Adriana Paz, diretora do Instituto Brasa Zona Norte.
“Nosso objetivo é promover apoio e reconstrução para a comunidade da Zona Norte de Porto Alegre, oferecendo diversas atividades voltadas para famílias direta ou indiretamente afetadas pelas enchentes de 2024”, complementa a diretora.
É um espaço de cultura, com atividades como música, com a Orquestra Jovem da Fábrica dos Sonhos, dança, com a Escola Ritmos, artes visuais e outras manifestações artísticas. É um ambiente de educação, com atividades como reforço escolar e cursos voltados para finanças, empreendedorismo, gastronomia e outras capacitações para jovens e adultos impactados pela enchente. É um local de assistência e saúde, com foco no acolhimento, com consultoria jurídica e acompanhamento psicológico. É um espaço de incentivo ao esporte, com aulas de jiu-jitsu e outras atividades para promover habilidades motoras, disciplina, socialização e alívio de estresse pós-traumático.