Formado na Inglaterra em 1979, o grupo é liderado por Michael Algar, mais conhecido como Olga, que, além de compor todas as músicas da banda, é considerado um dos melhores guitarristas do punk rock de todos os tempos. Outros integrantes atuais são Duncan Redmonds (vocal e bateria) e Tom Goobers (vocal e baixo).
O sucesso foi conquistado nas décadas de 80 e 90 com a versão de música infantil, "Nellie the Elephant". Em 1984, eles regravaram e lançaram uma nova versão para o single "Nellie the Elephant", que vendeu 535 mil cópias no Reino Unido, colocando a banda na posição número 4 da parada pop inglesa.
The Toy Dolls demonstrou que pode ser uma forma de divertir-se com letras e títulos da canções irreverentes, incluindo joias com "Yul Brynner Was a Skinhead". As músicas são geralmente uma mescla de solos de guitarra, canções descaradas interpretadas por Olga e letras humorísticas.
A banda mantém várias tradições desde os seus primeiros anos. Frequentemente, incluem alterações nos títulos das composições como "Peter Practice''s Practice Place", "Fisticuffs in Frederick Street", "Neville Is a Nerd", para mencionar algumas.
Os discos incluem normalmente uma versão de alguma canção bem conhecida, geralmente acelerada ao "tempo do punk". Entre os exemplos estão "Tocatta in Dm", "Sabre Dance", "Livin'' La Vida Loca", "Lazy Sunday Afternoon" e "The Final Countdown", além de paródias de outras letras populares, como "The Kids in Tyne and Wear (Kids of America)" e "The Devil Went Down to Scunthorpe (The Devil Went Down to Georgia)".