Arte & Agenda

Ingressos de concerto da Ospa esgotam rapidamente e geram revolta

Concerto de Abertura da Temporada 2026 acontece no dia 6 de março e contará com transmissão ao vivo no YouTube

Pianista Valentina Lisitsa é um fenômeno do YouTube, seu canal soma mais de 700 mil inscritos e 350 milhões de visualizações
Pianista Valentina Lisitsa é um fenômeno do YouTube, seu canal soma mais de 700 mil inscritos e 350 milhões de visualizações Foto : Gilbert Francois / Divulgação / CP

Quem queria adquirir ingressos para o Concerto de Abertura da Temporada 2026 da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) na tarde desta quinta-feira, dia 19, teve uma surpresa: os ingressos esgotaram em “questão de minutos”. O concerto, que será realizado no dia 6 de março, contará com solos da pianista Valentina Lisitsa (Ucrânia) e participação especial do Coro Sinfônico da Orquestra, a apresentação terá regência do maestro Manfredo Schmiedt. O concerto também será transmitido ao vivo pelo canal da Ospa no YouTube.

Nos comentários da publicação no perfil do Instagram da Ospa, o público demonstrou indignação com a rapidez da venda de ingressos, ressaltando que a alta demanda não é justificada, e inferindo que a maioria das cadeiras do Complexo Cultural Casa da Ospa já estavam reservadas. "Parece que tem BASTANTE reserva de lugar pra quem não paga, simplesmente porque convém”, comentou um internauta. “É uma prática vergonhosa e de praxe. Quem determina quantas fileiras de poltrona devem ser reservadas”, disse outro.

Veja Também

Em nota, encaminhada ao Correio do Povo, a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, apontou que os ingressos esgotaram em duas horas. Além disso, ressaltou o financiamento da Lei Rouanet, que prevê a destinação de cotas de ingressos a projetos educacionais, de caráter social e sem fins lucrativos, bem como reserva de ingressos para patrocinadores e apoiadores.

Confira a nota na íntegra:

NOTA OFICIAL À IMPRENSA

A Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) informa que os ingressos para o Concerto de Abertura da Temporada 2026 esgotaram aproximadamente duas horas após o início das vendas, no início da tarde do dia 19 de fevereiro.

Tradicionalmente, os concertos de abertura das temporadas da OSPA registram grande procura. Neste ano, a apresentação reúne atrativos especiais que contribuíram para a rápida venda dos ingressos: a participação da pianista Valentina Lisitsa, reconhecida internacionalmente; a presença do Coro Sinfônico da OSPA, que historicamente mobiliza expressivo público; e a execução da 5ª Sinfonia de Beethoven, que além de ser uma das obras mais célebres do repertório sinfônico, não era interpretada pela OSPA há seis anos.

A OSPA destaca ainda que sua Temporada Artística é parcialmente financiada por meio da Lei Rouanet, que determina a destinação de cotas de ingressos a projetos educacionais, de caráter social e sem fins lucrativos, bem como reserva de ingressos para patrocinadores e apoiadores.

Esclarecemos que, caso as reservas previstas não sejam integralmente utilizadas, os ingressos remanescentes serão disponibilizados ao público em geral por meio da plataforma Sympla ou na bilheteria física do Complexo Cultural Casa da OSPA, no dia do concerto. Um aviso será publicado nas redes sociais da orquestra.

Por enquanto, não temos previsão de sessão extra para este concerto. Mas aproveitamos para informar que a programação completa da OSPA para o ano será anunciada no dia 24 de fevereiro. A venda de ingressos para os concertos de março, abril e maio terá início em 26 de fevereiro.

Porto Alegre, 20 de fevereiro de 2026.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 15 de outubro de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio