Inhotim estreia podcast que une arte, botânica e ciência

Inhotim estreia podcast que une arte, botânica e ciência

Entre os participantes estão Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins e Ayrson Heraclito

Arte & Agenda

Galeria Adriana Varejão, no Instituto Inhotim

publicidade

Com participação de Adriana Varejão, Marcelo Gleiser, Leda Martins, Ayrson Heraclito entre muitos convidados e convidadas, o podcast conta com a apresentação da atriz Bárbara Colen. Em seis episódios, Inhotim parte de seu acervo artístico e botânico para expandir perspectivas e conexões com outras formas de perceber e estar no mundo 

Em sua temporada de estreia Território Específico, composta por seis episódios, o ouvinte percorre os caminhos do Instituto entre jardins, obras, plantas e galerias.

O podcast busca trazer para o ouvinte o estado do espírito que Inhotim propicia a seu visitante. Ruídos de passos na grama, canto de pássaros e a água correndo compõem a trilha dos episódios junto com depoimento de artistas, funcionários do Inhotim e especialistas nas mais diversas áreas. Cada episódio se dedica a um tema, que parte de um aspecto da experiência no Inhotim - Tempo, Horizontes, Deslocamentos, Realidades, Sinestesia e Chão -, e é construído de forma transversal, conectando o ouvinte a perspectivas diferentes sobre o tema.

Nesta pluralidade de perspectivas, por exemplo, no primeiro episódio, Tempo, o artista Ayrson Heráclito conversa sobre as diferentes concepções de tempo nas matrizes africanas; o cientista Marcelo Gleiser traz a perspectiva da Física sobre o assunto; ao mesmo tempo em que Sabrina Carmo, bióloga e coordenadora de Jardim Botânico no Inhotim, conversa sobre o ponto de vista do tempo da natureza, exemplificando com o Tamboril, árvore símbolo do Inhotim. 

Território Específico 

O projeto faz parte do Território Específico, eixo de pesquisa que norteia a programação do Inhotim no biênio de 2021 e 2022. Inspirada nos estudos do geógrafo brasileiro Milton Santos, a pesquisa traz o conceito de território a partir de suas diferentes escalas de processos e fronteiras. Segundo a tese defendida por Milton, a existência do território só é dada pela vida que o anima e por suas relações sociais na tentativa de compreender as outras relações que se dão a partir de si.

Território Específico é desdobrado no Inhotim por meio de uma programação pensada para debater e refletir a função da arte nos territórios a níveis local e global, a relação das instituições com seu entorno e ainda mirar os desdobramentos de um museu e jardim botânico potente como o Inhotim.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895