Arte & Agenda

Instalação e observação no Observatório da Ufrgs

A ação integra a mostra “KYA – Tramas, Teias e Redes Guarani Mbya e Jurua”, aberta à visitação no Museu Observatório Astronômico Ufrgs

Atividade no Observatório da Ufrgs integra exposição Kya
Atividade no Observatório da Ufrgs integra exposição Kya Foto : Cristiano Sant'anna / Divulgação / CP

Nesta terça-feira, segue a programação especial da exposição “KYA – Tramas, Teias e Redes Guarani Mbya e Jurua”, desta vez em parceria com o Museu Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (MOA). Das 14h às 17h, estará aberta no MOA a instalação sonora “como poeira cósmica, cantar e escutar o sol”. Na ocasião também ocorrerá a observação do sol e das manchas solares no Largo Paganini, onde se localiza o MOA. A atividade será conduzida em diálogo com a equipe do MOA e a graduanda em educação guarani Reni Para’i, que irá falar sobre a presença do sol, assim como da lua e de outros corpos celestes na cultura guarani.

“Como poeira cósmica, cantar e escutar o sol” é uma peça quadrifônica que apresenta a edição de canto guarani mbya para Nhamandu (Sol) interpretado pela liderança político-espiritual e músico mbya Marcelo Martínez, na Tekoa Arandu (Argentina). A edição, concebida pelo artista carioca Lucas Icó e o artista mineiro Daniel Nunes, incorpora um processo de fragmentação de partículas sonoras da gravação original. A peça será instalada na cúpula do Museu Observatório Astronômico.

Serão realizadas visitas à instalação com duração de 15 minutos cada, em grupo de cinco pessoas. Haverá inscrições no local. A programação é voltada para professores, estudantes, pesquisadores, indígenas e não indígenas, e público em geral interessado em arte e astronomia.

A exposição “KYA” é fruto de um processo colaborativo entre artistas Guarani Mbya da Tekoa Anhetengua e artistas não indígenas. Apresenta obras, esculturas, murais, redes, vídeos e experiências que refletem sobre os vínculos formados entre diferentes mundos e a força coletiva da criação.

O Museu Observatório Astronômico da Ufrgs (MOA) fica localizado na av. Osvaldo Aranha, nº 99. As vagas são limitadas. Inscrições no local. A atividade será adiada caso chova.

Veja Também

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 11 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio