Instituições culturais de Porto Alegre realizam força-tarefa para preservar acervo

Instituições culturais de Porto Alegre realizam força-tarefa para preservar acervo

Com as fortes chuvas e inundações no Centro Histórico de Porto Alegre, instituições da Secretaria de Estado da Cultura e o Farol Santander realocaram obras para espaços seguros

Correio do Povo

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) movimentou e realocou obras para andares superiores em tempo, antes da chegada da água ao prédio

publicidade

Em atendimento a protocolos de procedimentos de segurança devido às chuvas e inundações que assolaram o centro de Porto Alegre nesta sexta-feira, dia 3, as instituições da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), localizadas na região central de Porto Alegre, movimentaram os acervos e realizaram ações para preservação do patrimônio e da vida dos trabalhadores dos espaços.

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), na Praça da Alfândega, já trabalhava desde o início da semana para movimentar as obras e vedar as aberturas do prédio e da reserva técnica. O museu está apresentando uma exposição de acervo por ocasião dos seus 70 anos. Todas as obras estão expostas nos andares superiores do prédio. De acordo com a Sedac, uma força-tarefa realizada até o início da tarde desta sexta-feira, 3, tornou possível a remoção das obras para andares superiores em tempo, antes da chegada da água ao prédio do MARGS e à Praça da Alfândega.

O Farol Santander também adotou medidas necessárias para preservar o acervo. Os itens foram acomodados em uma parte mais alta do edifício e a rede elétrica foi preventivamente desligada.

Devido às chuvas, todas as instituições da Sedac estão fechadas, e a previsão de reabertura é nesta terça-feira, dia 7.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895