Arte & Agenda

Instituto Ling, em Porto Alegre, realiza feira do livro solidária para apoiar o mercado editorial

Evento acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho para incentivar a compra de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados pelas enchentes

Feira do Livro contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, como palestras, lançamentos de livros, shows musicais e atividades infantis
Feira do Livro contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, como palestras, lançamentos de livros, shows musicais e atividades infantis Foto : Instituto Ling / Reprodução / CP

O Instituto Ling (rua João Caetano, 440), em Porto Alegre, realiza nesta sexta, sábado e domingo, dias 14, 15 e 16 de junho, a Feira do Livro Reconstrói RS, um evento solidário com o objetivo de apoiar o mercado editorial do Rio Grande do Sul. A mostra acontece das 11h às 20h, com entrada franca, na sede do centro cultural, para incentivar a comunidade a comprar diretamente de livreiros, editoras, autores e sebos gaúchos afetados pelas enchentes.

A iniciativa ocupará todos os espaços do Instituto Ling e contará com cerca de 40 bancas de diferentes expositores e mais de 30 programações paralelas, que vão desde palestras, painéis literários, lançamentos de livros e sessões de autógrafos a shows musicais e atividades infantis, apoiando a retomada da economia local.

As atrações são gratuitas, com acomodação do público por ordem de chegada, mediante retirada de senhas na recepção do centro cultural a partir de 30 minutos antes do início das atividades. A feira também será ponto de coleta de doação de livros em bom estado para a reconstrução do acervo de escolas e bibliotecas comunitárias afetadas pelas chuvas.

Entre os expositores estão a Livraria Taverna, o clube de assinaturas TAG, a L&PM e a Editora Projeto, que fazem parte da triste lista de empreendimentos que tiveram seus estoques e estabelecimentos inundados. Empresas que foram afetadas de outras formas, como a editora Palavra Bordada, que ficou ilhada em Canoas, e tantas outras impactadas indiretamente, como a Piu, a Zouk e a Dublinense, também participam.

Veja Também


Profissionais de diversos segmentos estão confirmados na programação, como a jornalista, escritora e influenciadora Fernanda Pandolfi, embaixadora da feira, e os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes, padrinhos do evento. Nomes como Daniel Galera, Luís Augusto Fischer, Eduardo Bueno, Cláudia Schroeder, Donaldo Schüler, Samir Machado de Machado, Rafael Guimaraens, Ivone Bins, Mário Corso, Márcio Pinheiro, Juarez Fonseca, Ticiano Osório e Arthur de Faria também participam de diferentes tipos de atividades distribuídas entre os três dias.

A feira ainda conta com o suporte e a cooperação de diferentes segmentos do setor literário. Nos bastidores da organização com o Instituto Ling, também estão envolvidas a Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube de Editores do Rio Grande do Sul.

Três programações têm ingressos pagos e terão todo o valor arrecadado revertido para a reconstrução da Biblioteca Comunitária Girassol, que perdeu o seu acervo no Sarandi, bairro da capital que soma o maior número de moradores afetados pela enchente. O primeiro é o bate-papo literário entre a escritora que mais vendeu livros no Brasil no último ano, Carla Madeira, que fará uma participação remota, em conversa com a autora gaúcha Martha Medeiros. A atividade, que acontece na sexta-feira, às 19h, teve seus ingressos esgotados em menos de 7 horas.

Há ainda outras duas programações com lugares à venda: a Oficina de Escrita Criativa, ministrada pela escritora Claudia Tajes e a psicanalista Diana Corso no sábado, às 14h, que estimulará os participantes a escreverem cartas e bilhetes; e a peça infantil Bichológico, inspirada no livro homônimo da escritora Paula Taitelbaum. O espetáculo, estrelado pela atriz Débora Rodrigues, terá sessão única no domingo, às 11h, propondo um jogo divertido com formas geométricas distribuídas pelo espaço cênico, tendo como pano de fundo a trilha sonora alegre e ingênua composta por Cláudio Levitan e arranjada por Kiti Santos. As entradas estão disponíveis no site www.institutoling.org.br, onde também é possível conferir a programação completa.

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta segunda-feira, dia 8 de junho de 2026

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio