Estão abertas as inscrições para o segundo módulo da formação em Arte e Tecnologia Zonas de Neblina, oferecida gratuitamente pelo Instituto Ling. A atividade online, com curadoria de Laura Cattani e de Munir Klamt, do Instituto Cultural Torus, conta com aulas ministradas ao vivo por profissionais do Brasil e do exterior que buscam percursos e desdobramentos possíveis da criação artística em um mundo cada vez mais complexo. As incrições devem ser feitas através do site do Instituto.
Os próximos encontros serão dedicados a discutir Linguagens e Sistemas e acontecerão durante o mês de outubro, sempre nas segundas-feiras, das 19h às 21h. O primeiro será no dia 14, com o professor e pesquisador no Instituto de Física da UFRGS Leonardo Heidemann falando sobre teoria do caos, processos criativos, escolhas aleatórias e externas à personalidade. Depois, no dia 21, a escritora argentina e doutora em Ciências Sociais Flavia Costa abordará temas que envolvem a sociedade artificial e modelos de linguagem, refletindo sobre o processamento de dados e os desafios da inteligência artificial.
O encerramento do segundo módulo será no dia 28, com os artistas Angela Detanico e Rafael Lain ministrando a palestra A linguagem misteriosa do mundo, que aborda sistemas de comunicação, sistemas de organização e desordem. As inscrições podem ser feitas sem custo site www.institutoling.org.br.
A formação completa ainda contará com outros dois módulos, com diferentes assuntos que envolvem arte, ciência, natureza e tecnologia. Os detalhes e as inscrições para as próximas aulas serão divulgados em breve no site do Instituto Ling. Os alunos podem optar por participar de um ou mais módulos. Para obter o certificado, é necessário assistir a pelo menos 70% dos encontros de cada módulo da formação.
Essa é a terceira edição da Formação em Arte + Tecnologia promovida pelo Instituto Ling. O projeto estreou em 2021 e, em cada formação, explorou conceitos e distintas pesquisas nas áreas principais que dão título ao projeto. No primeiro ano, a iniciativa foi realizada em colaboração com o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS, o Tecnopuc. Depois, em 2023, a segunda edição foi realizada em parceria com o Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA), do Museu do Amanhã.