Instituto Zorávia Bettiol inaugura mostra “Mulheres em Movimento” em Porto Alegre

Instituto Zorávia Bettiol inaugura mostra “Mulheres em Movimento” em Porto Alegre

Dezoito nomes participam deste significativo encontro de gerações de artistas, a partir desta quinta

Correio do Povo

Obras estarão à venda no local, onde 25% do valor arrecadado será revertido ao restauro da futura sede do Instituto

publicidade

“Mulheres em Movimento” é a primeira mostra coletiva do Instituto Zorávia Bettiol (Rua Paradiso Biacchi, 109), em Porto Alegre. A exposição abre nesta quarta-feira, às 19h. Dezoito nomes participam deste significativo encontro de gerações de artistas, com curadoria de Ben Berardi e Zorávia Bettiol, marcado pela diversidade e representatividade: Ana Clara Lacerda, Ana Norogrando, Arminda Lopes, Cinthia Sfoggia, Clara Pechansky, Graça Craidy, Kira Luá, Laura Castilhos, Lídia Fabrício, Maria Inês Rodrigues, Marinês Busetti, Nara Amélia Melo, Rita Gil, Rosane Morais, Sandra Lages, Sílvia Marsson, Vera Behs e Verlu Macke. As obras estarão à venda no local, onde 25% do valor arrecadado será revertido ao restauro da futura sede do Instituto, Casa Dos Leões, edificação histórica situada no Centro Histórico da Capital.


Além da coletiva, a programação realizará ação formativa, com visita guiada e encontro com as artistas, no dia 06 de abril, das 16h às 17h30min, com entrada franca. A mostra segue até 22 de abril no Instituto, uma associação sem fins lucrativos que tem como  missão a preservação, pesquisa e difusão do acervo artístico e documental da artista que o nomeia, bem como o apoio e incentivo às manifestações da arte contemporânea. A associação também pretende cumprir relevante papel social por meio de ações educativas e pedagógicas, proporcionando inserção e pertencimento através da arte.

O Instituto nasceu da iniciativa conjunta da artista e de quatro arquitetos que atuam no universo cultural de Porto Alegre, Adroaldo Xavier, Ester Meyer, Iran Rosa e Lídia Fabrício. Nos últimos dois anos, a equipe vem se dedicando à elaboração do projeto do Instituto, plenamente convencida da importância desse acervo artístico e documental para a sociedade, assim como da estatura de Zoravia Bettiol como artista e cidadã. Sua trajetória de vida, permanentemente envolvida com o apoio às causas sociais e à defesa do patrimônio ambiental e cultural, pautou todos os passos da criação do local.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895