Itaú anuncia patrocínio para Fundação Iberê Camargo
Aporte será de R$ 400 mil para as exposições do museu em 2018
publicidade
O diretor-presidente da Fundação Iberê Camargo, Justo Werlang, destaca que a nova estratégia de gestão da instituição desde o início do ano passado fez que se retomasse a média anual de visitação de 70 mil pessoas em 2017, mesmo abrindo em apenas dois dias da semana. Segundo Werlang, o orçamento em 2017 foi de R$ 3,05 milhões e o objetivo é chegar aos R$ 5 milhões de orçamento anual para tornar a abrir de terça a domingo ainda este ano.
A atividade diária na FIC foi interrompida em agosto de 2016. “No último ano e meio, resistimos à crise e trabalhamos o nosso reposicionamento com a sociedade, com o público, a governança e os processos. Iremos trabalhar as mostras em sua multidisciplinaridade, não nos restringindo somente às artes visuais, mas sempre no diálogo com outras artes”, conta.
Um exemplo disso é a próxima mostra a ser inaugurada no dia 10 de março, que chama-se “Unânime Noite”. Será uma coletiva com obras de 23 artistas, inspirada na literatura, na estrutura de um romance.
O prédio do museu da Fundação Iberê Camargo projetado pelo português Álvaro Siza foi inaugurado em 30 de maio de 2018 (a fundação existe desde 1995). Conforme Werlang, a estratégia tem muito a ver com os 10 anos do museu físico da FIC.
Entre as ações do Itaú Cultural que podem ter reverberação na fundação estão as Ocupações (nesta quarta abre em SP a Ocupação Angel Vianna), programa Rumos, seminários e eventos do Observatório do Itaú Cultural. Saron destacou que o Itaú também irá patrocinar o 25º Porto Alegre em Cena, em setembro. Os demais patrocinadores da FIC são Grupo GPS (exposições), IBM (educativo); Oleoplan, Agibank e Banrisul (andares expositivos), com apoio da DLL e SLC Agrícola.