Itaú Cultural lança biografia de João Gilberto

Itaú Cultural lança biografia de João Gilberto

Jornalista, pesquisador e produtor Zuza Homem de Mello assina "Amoroso"

Correio do Povo

Pela Companhia das Letras, livro não apenas revisita a vida e obra do criador da bossa nova, como também é uma celebração da admiração do autor para com o amigo.

publicidade

Integrando a série Palco Virtual, a programação abre com debate mediado pela jornalista Patrícia Palumbo, reunindo personalidades da música e do jornalismo cultural para falar sobre a publicação dedicada ao criador da Bossa Nova. No dia seguinte, o cantor Renato Braz e o músico Nailor Proveta apresentam show ao vivo com canções que marcaram a carreira do cantor, violonista e compositor baiano.

Nesta quinta e sexta-feiras, às 20h, o Itaú Cultural realiza uma programação especial de lançamento de "Amoroso", primeira biografia realizada do compositor João Gilberto (1931-2019). Assinada pelo jornalista, pesquisador e produtor musical, Zuza Homem de Mello (1933-2020), o livro, publicado pela  Companhia das Letras, não apenas revisita a vida e obra do criador da bossa nova, como também é uma celebração da admiração do autor para com o amigo. Nas páginas, o leitor percorre de Salvador a Tóquio, passando por Nova York, Rio de Janeiro e Cidade do México, nos estúdios, teatros, bares, clubes e festivais por onde o artista circulou. Zuza usou de forma leve, alegre, elegante e precisa para reconstruir a trajetória musical do amigo e ídolo.

Para apresentar a obra para o público, a série Palco Virtual realiza hoje, o debate "Amoroso, uma biografia de João Gilberto por Zuza Homem de Mello". Mediado pela jornalista Patrícia Palumbo, o evento conta com a participação da cantora Anelis Assumpção, do jornalista cultural Juarez Fonseca, do intérprete Marcelo Pretto e do compositor e pesquisador musical Sérgio Molina. O debate será transmitido via Zoom e a reserva de ingressos é feita pelo Sympla. 

Os convidados analisam a biografia e a importância de João Gilberto para a música popular brasileira em diferentes estilos e gerações, além de falarem sobre o legado deixado por Zuza Homem de Mello e da relação de respeito e carinho que ele tinha pelo compositor baiano. Considerado um dos maiores críticos musicais do país e apaixonado pela música brasileira, Zuza faleceu quatro dias após ter concluído o livro, aos 87 anos.

Show on-line
Amanhã será a vez do cantor e violonista Renato Braz e o clarinetista Nailor Proveta apresentam "Tributo a João Gilberto". Com um repertório inspirado em canções memoráveis da MPB, só que com um toque autoral, a dupla reverencia a musicalidade do baiano de Juazeiro. Para esta live intimista, Braz convidou Proveta para fazer interpretações autorais dentro da obra de João Gilberto, tanto de canções como de temas instrumentais. Fãs declarados do homenageado, eles interpretam músicas como "Eu Vim da Bahia", "Caminhos Cruzados" e "Pra que Discutir com Madame", além da canção italiana Estate.O show também será transmitido pela Zoom. Os ingressos são gratuitos e disponibilizados exclusivamente na plataforma Sympla.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895