Itaú Cultural lança vídeos inéditos de Zuza Homem de Mello, gravados durante o distanciamento social

Itaú Cultural lança vídeos inéditos de Zuza Homem de Mello, gravados durante o distanciamento social

Jornalista e pesquisador musical gravou em casa ao lado de sua mulher, a produtora Ercília Lobo. A partir de sua coleção de vinis, ele fala sobre músicos, instrumentos e dá dicas do que ouvir


Correio do Povo

Pesquisador e crítico musical Zuza Homem de Mello (1933-2020)

publicidade

A partir desta segunda-feira, 13 de dezembro, o Itaú Cultural disponibiliza em seu canal no YouTube, vídeos inéditos de Zuza Homem de Mello (1933-2020) durante o primeiro período de isolamento social, em razão da pandemia do Covid-19. Nos cinco vídeos gravados pelo jornalista e musicólogo, em sua casa, ao lado de sua esposa, a produtora cultural Ercília Lobo, ele comenta diferentes nuances daquilo que esteve sob seus olhos durante os seus 87 anos de vida: a música.

O crítico musical traz cinco recortes temáticos. No primeiro, "Audições Noturnas a Dois", compartilhou o gosto de escutar música ao lado de Ercília, sempre dando dicas e compartilhando seu conhecimento musical. Destacando grandes nomes da música, em outro vídeo, "Little Richard", falou sobre este ídolo do rock da juventude na década de 1950, despontado entre Chuck Berry e Fats Domino. Em outro, "Homenagem a Gilberto Gil: 78 anos", celebrou o aniversário de Gil, em 2020, mostrando sua coleção de discos dele. O jornalista também compartilhou os seus conhecimentos sobre a música de uma forma mais universal. É o caso do vídeo "Sax Tenor, Símbolo do Jazz", no qual discorreu sobre a importância deste instrumento, que marcou várias gerações do jazz, desde Zoot Sims até John Coltrane. No último recorte, "Zuza Homem de Mello, Produtor de Discos", está em destaque a própria atuação do jornalista na produção de discos, uma das diferentes frentes da música com a qual ele esteve envolvido.

Memória

Parceiro de longa data do Itaú Cultural, Zuza Homem de Mello agora tem uma parte da sua história mais recente com a música abrigada permanentemente no YouTube da instituição. Com legendas em português e interpretação em Libras, "Em casa com Zuza" perpetua a memória da música brasileira por meio de alguns dos últimos registros feitos por ele, que deixou um legado de mais de 60 anos dedicados à pesquisa musical.

Entre os vários trabalhos realizados, o jornalista comandou, entre 2013 e 2014, "Mergulho no Escuro", programa de web rádio gravado no palco da instituição aberto ao público, que levava CDs e LPs, indicando faixas que a plateia gostaria que Zuza comentasse. Os registros em áudios estão disponíveis no site https://www.itaucultural.org.br/mergulho-no-escuro__17.

 Mais informações sobre a trajetória de Zuza Homem de Mello podem ser encontradas em amplo verbete dedicado ao musicólogo na Enciclopédia Itaú Cultural https://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa11699/zuza-homem-de-mello


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 1 de maio de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895